5 Erros em Comunicação e Marketing que as empresas mais cometem

5 Erros em Comunicação e Marketing que as empresas mais cometem

Investir na divulgação de uma empresa é essencial. Seja você um empresário que trabalha com produto, serviço ou mesmo um empreendedor individual, deve saber que a publicidade é item obrigatório dentro de qualquer negócio.
Onde, como e quanto investir, vai depender de diversos fatores individuais, que devem ser analisados por profissionais de comunicação junto aos gestores da empresa.


Independente do ramo, há 5 erros comuns que a maioria das empresas cometem. Continue a leitura e confira se a sua empresa comete esses erros. 

1 – Achar que deve escolher entre uma mídia ou outra. Devo investir na mídia on line ou off line? Divulgar em revista, jornal, fazer panfletagem ou ação em evento? O ideal é que você faça uma análise do seu público e a partir disso selecione as mídias que melhor se encaixam nesse perfil. Não se atenha a um único veículo ou mídia . Quanto mais diversificada for a divulgação, melhores serão os resultados.


2 – Esperar resultados imediatos . A divulgação / comunicação nem sempre traz resultados imediatos, mas nem por isso ela é menos eficaz. Por isso, divulgar envolve propagar a informação, mas também acompanhar e mensurar os resultados a curto, médio e a longo prazo.


3 – Não ter um plano de comunicação / divulgação . Ou não ter um valor de verba destinado para a divulgação. Você pode estar jogando dinheiro fora, por não ter uma estratégia de comunicação. Marketing sem planejamento é dinheiro jogado fora.


4 – Não investir em capacitação / treinamento. Não adianta investir em uma bela campanha de marketing se a sua equipe não está preparada para vender. Seja no físico ou no digital, o atendimento precisa ser ágil e assertivo e o seu produto / serviço precisa cumprir o que promete .

5 – Não investir . Existem diversas empresas e empresários que acreditam que não precisam divulgar o seu negócio. Acreditam que o seu produto / serviço vende por si só. Esse é um dos piores erros. Já ouviu a frase do  Patrick Munzfeld que diz, “quem não é visto não é lembrado”? Quando você não anuncia o seu produto / serviço, não tem como o público conhecer ou se lembrar dele. Se você quer se destacar frente à concorrência, a comunicação é essencial. 


BÔNUS
Contratar uma empresa ou profissional e achar que ele / ela deve fazer tudo sozinho . Marketing se faz em conjunto. A equipe de comunicação / marketing precisa da contribuição dos gestores e colaboradores da empresa para desenvolverem as melhores estratégias de divulgação. Por isso, é essencial realizar reuniões de alinhamento, e que haja bom senso entre as partes para que o marketing possa transmitir a essência da empresa.

Ok. Mas como resolvo esses problemas na minha empresa? 
O primeiro passo é a identificação do problema ( agora você já sabe que isso é um problema, certo?). O segundo passo é o planejamento. Não é hora de sair divulgando por ai. Coloque seus planos no papel, trace metas, crie objetivos e como alcançá-los. O próximo passo é a organização financeira.  Liste os veículos de comunicação, peça orçamentos e analise. Busque informações sobre cada veiculo onde irá divulgar. Quanto você pode investir em comunicação? Separe um valor mensal das suas entradas para esta finalidade.

Investir no marketing do seu negócio é essencial. Busque pessoas ou empresas capacitadas para realizar este trabalho. Se não for possível contratar alguém neste momento, estude e faça você mesmo, até que tenha condições de terceirizar o trabalho. O importante é começar de algum lugar. Não desista! Comunicação e marketing são contínuos. Com as ferramentas certas e a sua constância os resultados chegam para você e para a sua empresa.

Por Rosi Anjos

Rosi Anjos é
Publicitária, Redatora, Jornalista e Locutora de Rádio .
Categories: Destaque, Sete Lagoas

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