População em situação de rua é tema de seminário em Sete Lagoas

População em situação de rua é tema de seminário em Sete Lagoas

 

Com o título “Realidade e Direitos”, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na última  quinta-feira ( 23) o Seminário Municipal sobre População de Rua.

A iniciativa despertou a necessidade de discutir com representantes de segmentos da sociedade que se interessam pela causa, os direitos das pessoas em situação de rua, bem como apresentar o cenário e as experiências locais. Ainda foi possível propor soluções e divulgar ações que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos nesta área. São reflexões que, cotidianamente, ocorrem quanto aos serviços públicos prestados a esta população.

 

O evento também pensado para conscientizar e capacitar á rede assistencial do município, servidores públicos, ONG’s, projetos sociais e grupos que atuam na defesa dos direitos do público alvo do debate.

Além de sociedade civil em geral, participaram do seminário o prefeito Leone Maciel, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo França, promotor de Justiça, Paulo César Ferreira da Silva, defensora pública, Nívea Lacerda, coordenadora do Centro Pop e do Comitê Pop, Márcia de Lima Moreira, representante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Major Elias Vieira e a representante do Comitê Pop Rua – Grupo Mão Amiga de Sete Lagoas, Filomena Lage.

APOIO

Usando a frase “ouvir mais para errar menos”, Leone Maciel destacou a importância da mobilização da sociedade como um todo na busca de ações que tragam resultados efetivamente positivos. “Estamos falando de seres humanos que merecem todo o nosso respeito. Temos que formatar as políticas sociais, ouvindo a sociedade e isso está acontecendo aqui nessa manhã. Essa é a busca do consenso e de soluções para atender a demanda de uma classe que, muitas das vezes, não recebe a atenção devida”, enfatizou.

O promotor Paulo Cézar Ferreira da Silva falou da importância de buscar um atendimento a essa população de maneira contínua. Ele propôs a realização de um cadastro no restaurante popular para que todos possam se alimentar de forma adequada. “Não sei se oferecendo um vale refeição colocando os nomes em uma lista, mas essas pessoas precisam se alimentar de forma adequada todos os dias”, completou.

O seminário foi marcado por palestras, debates e apresentação de propostas que passarão por análises e posteriores implantações no município.

Fotos: Valdeci Oliveira
Por ASCOM

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS