O que os estudantes de medicina precisam saber

O que os estudantes de medicina precisam saber

O Câncer de Mama é o mais incidente na população feminina e configura a principal causa de morte oncológica nas mulheres. No Brasil, no biênio 2020/2021 são esperados mais de 61 mil novos casos anuais da doença, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) sugerem um mau aproveitamento da utilização dos aparelhos de mamografia em nosso país. A maior parte dos mamógrafos está distribuída nas capitais e principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Estima-se que apenas 40% da capacidade dos exames de mamografia é utilizada no Brasil. O rastreamento, o diagnóstico precoce e a informação são as principais estratégias que podemos utilizar com o intuito de reduzir a grande morbimortalidade provocada pela doença. A pergunta a se fazer diante de tantos dados é: Como preparar os médicos para esse panorama?

A equipe da maior plataforma de streaming com conteúdo voltados aos estudantes de medicina, Jaleko, afirma que a disciplina que proporciona o conhecimento sobre o Câncer de Mama é uma das mais importantes. Essa enfermidade está presente no cotidiano do ambulatório não só de mastologia, mas também nos de ginecologia, oncologia, e muitas vezes no de clínica médica.

Todos os médicos, experientes ou recém-formados, devem ter um conhecimento mínimo acerca do câncer de mama. Noções sobre fatores de risco, idade de rastreamento, exame clínico, métodos diagnósticos e indicações de biópsia devem fazer parte do arsenal de todos os médicos. É inconcebível pensar que uma paciente pode ter seu diagnóstico atrasado em função do desconhecimento ou falta de preparo de médicos para uma correta abordagem da doença- Dr. Paulo Mauricio curador e professor do curso de Ginecologia e Obstetrícia do Jaleko.

O especialista ressalta ainda a importância de toda a equipe multidisciplinar na abordagem e acompanhamento dessas pacientes, desde os primeiros passos do rastreamento, passando pelo diagnóstico e tratamento definitivo.

Diante disso, o Jaleko prioriza para todos seus estudantes que temas como estes não sejam destinados apenas aqueles que buscam se especializar em ginecologia, oncologia ou mastologia, mas também para todas as outras áreas.

O Jaleko entende e reafirma o seu compromisso com as mulheres e com o Outubro Rosa! A plataforma reforça em seus vídeos educativos que os futuros médicos precisam entender que vidas também são salvas com orientação, indicação correta de exames e rastreamento. Seja qual for a área da medicina escolhida, é dever do profissional participar, informar e prestar a melhor assistência possível.

Dr. Paulo Mauricio: Curador e professor do curso de Ginecologia e Obstetrícia do Jaleko. Graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado, Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (TEGO), Residência médica em Mastologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), Obstetra da maternidade do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO).

Sobre o autor

COMENTÁRIOS