Secretaria de Saúde reforça importância do isolamento domiciliar de pessoas com sintomas gripais

Secretaria de Saúde reforça importância do isolamento domiciliar de pessoas com sintomas gripais

O boletim epidemiológico do Gabinete de Gestão de Crise Contra o Coronavírus em Sete Lagoas notificou 1.829 casos suspeitos de Covid-19 desde o início da pandemia. A alta no número de notificações nas últimas 24 horas foi de 1,5%. Hoje, há 66 pessoas com sintomas de síndrome gripal sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e 1.045 já concluíram o período de monitoramento.

O número de casos positivos na cidade também aumentou e chega a 47, com dois novos casos confirmados entre ontem e hoje: uma mulher de 49 anos, que está em isolamento domiciliar e passa bem. O outro paciente confirmado é um homem de 55 anos que está internado no Hospital Municipal.

Além dele, outras quatro pessoas estão hospitalizadas na cidade com exame positivo para Covid-19: dois de Sete Lagoas, um de Capim Branco e um de Três Marias. Outro paciente, também de Sete Lagoas, está internado, mas ainda aguarda resultado de exame. Ao todo, são 6 pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave em hospitais da cidade.

Entre os 47 casos que já foram confirmados na cidade desde o início do monitoramento, em março, há um óbito (ocorrido em Tocantins no dia 10 de maio), três pacientes internados, dez em isolamento domiciliar e 33 curados. Seis óbitos suspeitos já foram descartados e 671 pessoas que apresentaram sintomas e fizeram exames tiveram resultado negativo.

Protocolo de testagem
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu hoje novamente que os exames que detectam o novo coronavírus estão sendo oferecidos a todos os pacientes que se encaixam nos protocolos de testagem da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. “Além da UPA, os exames também podem ser solicitados em qualquer uma das 58 unidades de saúde da Atenção Primária em Sete Lagoas. Então, caso você apresente sintomas gripais junto com febre ou tosse, não deixe de buscar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Os testes rápidos, que podem ser feitos a partir do oitavo dia de sintomas, estão disponíveis em 11 ESFs, para onde os pacientes são encaminhados pelas suas unidades de saúde de referência”, explica o secretário, Dr. Flávio Pimenta.

Outro esclarecimento foi sobre o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados e de seus contatos mais próximos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com um protocolo que determina o monitoramento durante 14 dias após o contato. “Se durante esse período houver manifestação de algum sintoma, o exame é solicitado. Reforçamos a importância das pessoas que foram notificadas respeitarem o isolamento domiciliar, pois há registros de pessoas sintomáticas que foram orientadas a ficar em casa, mas que não estão cumprindo essa medida de segurança “, completa a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Lacerda.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS