Você já ouviu o termo V.U.C.A?

Você já ouviu o termo V.U.C.A?

Não faz muito tempo que o termo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) que uso bastante em meus treinamentos e  em palestras foi incorporado no vocabulário corporativo. A origem do termo é da década de 90 no ambiente militar , onde  o U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo pós-Guerra Fria.

O conceito se aplica com muita coerência quando se busca explicar o momento atual de transformações, revoluções e mudanças intensas e absolutamente ‘’disruptivas’’, que  o nosso mundo vem vivendo.

Observando a nossa sociedade nos últimos 100 anos, percebo o posicionamento dos jovens a frente dessa vanguarda é absolutamente natural( eu me incluo nessa linha), afinal, as novas gerações sempre foram as principais protagonistas das mudanças.

A sigla V.U.C.A significa que:

O mundo está cada vez mais VOLÁTIL (volatility). Então não há espaço para quem assiste como crítico ao invés de fazer algo com essa volatilidade. A natureza volúvel e dinâmica das mudanças, assim como a velocidade inconstante representam desafios e oportunidades que somente quem compreende isso tem melhores chances de enfrentar.

O mundo é INCERTO (uncertainty). Não há como sustentar uma atitude com muitas certezas, principalmente quando se está diante de informações superficiais ou de suposições. Melhor é perceber que deve se preparar para saber como lidar com incertezas. Nada mais é previsível, padrões de sucesso do passado são destruídos em poucos instantes diante de novas abordagens. Ter certezas irrevogáveis na mente só impede a percepção da nova realidade.

O mundo é COMPLEXO (complexity). Não há cenário que permita apenas declarar intenções ao invés fazer algo, correndo o risco até de falhar. Dizer o que os outros deveriam fazer quando poderia simplesmente fazer é algo que não se sustenta mais, por isso devemos usar os nossos talentos para simplificar a complexidade e usufruir disso.

O mundo é AMBÍGUO (ambiguity). Não há como deixar ignorar as novas formas de ver as coisas. A realidade agora é mais turva, com a transformação intensa dos significados diante de novas circunstâncias. Não há mais soluções ou respostas precisas e específicas, por isso é vital fazer uma escolha e absorver as consequências. Decidir em um contexto ambíguo é primordialmente um incrível ato de coragem.

Lembre-se todo aprendizado vem das atitudes e realizações, por isso, é importante estar aberto a cometer erros.

O mundo VUCA da geração millennial está cheio de desafios e só uma mudança incrível de atitude irá permitir ao jovem, participar plenamente das transformações que atendam suas expectativas.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS