Secretaria Municipal de Saúde detalha ações de combate ao Aedes aegypti

Secretaria Municipal de Saúde detalha ações de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o informativo que detalha as ações de combate à dengue, chikungunya e zika vírus realizadas em janeiro. O relatório também revela os resultados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde que identifica locais com grande infestação do mosquito.  A situação de Sete Lagoas é de alerta e, neste momento, a cooperação da população será fundamental para melhorar todos os indicadores.

Segundo o LIRAa realizado pelos Agentes de Controle de Endemias em 5.939 imóveis o índice de infestação é de 2,5%. São várias linhas de atuação sob coordenação da Superintendência de Vigilância Epidemiológica. Para controlar o vetor foram realizadas operações de bloqueio com inseticida em pontos estratégicos dos seguintes bairros: Bernardo Valadares, Luxemburgo, Montreal, Carmo II, Verde Vale, Várzea, Canaan I, Catariana, Flórida, Henrique Nery, Iporanga I e II, Cidade de Deus, Cidade Nova, Interlagos I, JK, Kwait, Recanto do Yassú, Aeroporto, Barreiro de Cima e Universitário. Também foi realizado o tratamento focal em 61.294 imóveis somente em janeiro, o que corresponde a 51,6% da cobertura de toda Sete Lagoas.

Os principais criadouros do mosquito encontrados pelas equipes estavam em depósitos de água em nível do solo (tambores, caixas, toneis e tanques) e ainda em recipientes encontrados em lixo, inservíveis ou reciclados. Também foram coletados, por meio de armadilhas, 1.781 ovos do Aedes aegypti espalhados em vários bairros. Neste caso, o índice está bem inferior a anos anteriores.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica também disponibilizou relatório com a situação epidemiológica do município. Nas primeiras cinco semanas de 2019, foram notificados 153 casos suspeitos de dengue, sendo cinco casos confirmados e o restante aguarda resultado. Ainda foram notificadas três suspeitas de zika vírus e outras duas de chikungunya.

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica também disponibilizou relatório com a situação epidemiológica do município. Nas primeiras sete semanas de 2019, foram notificados 217 casos suspeitos de dengue, sendo doze casos confirmados e o restante aguarda resultado. Ainda foram notificadas três suspeitas de zika vírus e outras duas de chikungunya.

DENÚNCIA

Continua em operação o atendimento de denúncias por meio do Disque Dengue pelo telefone 155 da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2019, foram 47 denúncias e todas foram investigadas.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS