Endometriose e a fertilidade

Endometriose e a fertilidade

“A doença afeta milhões de brasileiras em idade reprodutiva e é a principal causa da infertilidade feminina”

Endometriose é uma doença progressiva que em estágio elevado causa infertilidade e, em alguns casos pode até levar à morte. É importante ressaltar que ter a doença não é sinônimo de não poder engravidar, mas a chance de gestação diminui consideravelmente. O diagnóstico tardio pode ser motivo de infertilidade, portanto deve-se ficar atenta.

Segundo o Dr. Fábio Broner, Ginecologista do Hospital Albert Sabin, “Não há como preveni-la, no entanto, existe um tratamento para melhora do quadro, ou seja, os objetivos são reduzir a dor e aumentar a possibilidade de gestação. Nem sempre o tratamento hormonal é a indicação mais adequada, existem relatos que quanto mais cedo a cauterização dos focos, melhor o desfecho nos tratamentos propostos, entretendo, no caso de endometriose profunda associado à infertilidade, o mais apropriado seria indicar a Fertilização in Vitro”.

O endométrio é o tecido que reveste o útero preparando-o para o embrião, e quando não ocorre fecundação, placas de tecido endometrial são eliminadas na menstruação, porém, pode acontecer de essas placas se instalarem fora do útero, causando processos de aderências e infiltração dos focos em órgãos vizinhos, podendo atingir o intestino, os ovários e a bexiga, originando a endometriose. Além disso, pode desencadear quadros de dores crônicas, mesmo fora do período menstrual, que não melhoram com medicações analgésicas. “Alguns sintomas da doença são: dor pélvica, muito associada aos períodos cíclicos, podendo irradiar-se para membros inferiores e região lombar, dores no período menstrual, nas relações sexuais com penetração, sintomas urinários e sintomas relacionados ao transito intestinal, em alguns casos, sangramentos uterinos disfuncionais também podem ocorrer”, explica o médico do Hospital Albert Sabin.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes.

Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Também conhecido pelo seu notável setor de cardiologia, se tornando, inclusive, também uma referência, o HAS se diferencia pelo seu atendimento cardiológico, contando com pronto atendimento da especialidade, com a UCO (Unidade Coronariana) e realizando procedimentos de cateterismo, angioplastia e demais cirurgias.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes. “Percebemos que ao atingir um alto nível de satisfação no atendimento, conseguimos melhorar a experiência do usuário e diminuir os níveis de ansiedade e tensão em nossos pacientes”, complementa Silva.

Serviço

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

(11) 3838 4655

Site

Convênios atendidos

ACM SÃO PAULO – ALLIANZ SAÚDE – AMEPLAN – APCEF – AXA ASSISTANCE – BRADESCO SAÚDE – BRASIL ASSISTÊNCIA – CAASP – CABESP – CAU/SP – CARE PLUS – CENTRAL NACIONAL UNIMED – CET – CRECI/SP – CRUZ AZUL SAÚDE – FUNDAÇÃO CESP – GAMA SAÚDE – GEAP SAÚDE – GRUPO NOTRE DAME INTERMÉDICA – GOLDEN CROSS – LIFE EMPRESARIAL SAÚDE – MEDISERVICE – OAB – PLASAC – PORTOMED – PORTO SEGURO – SANTAMÁLIA SAÚDE – SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – SBC SAÚDE – SEPACO – SIND. DAS BORRACHAS – SISTEMA TOTAL DE SAÚDE – SOMPO SAÚDE – SULAMÉRICA – UNIMED FESP – UNIMED SEGUROS

Os fatores que levam à doença, ainda não foram totalmente esclarecidos pela medicina, mas podem ser genéticos, envolver ansiedade, estresse, alterações imunológicas e endometriais, e cada tratamento deve ser individualizado de acordo com o caso clinico. Não existem relatos de cura, porém, existem recursos que asseguram a melhora clínica e assim, melhor qualidade de vida.

Fonte: Dr. Fábio Broner, ginecologista do Hospital Albert Sabin

Tags: Endometriose

Sobre o autor

COMENTÁRIOS