Prefeito conhece projeto de nova ferrovia que vai ligar Sete Lagoas ao Espírito Santo
Com investimento de R$ 6,5 bilhões empreendimento ainda engloba complexo portuário no município de São Mateus
Sete Lagoas entrou oficialmente no roteiro de um projeto de grande alcance econômico que poderá mudar o foco de investimentos na região sudeste do Brasil. Com orçamento estimado em R$ 6,5 bilhões um grupo privado começa a colocar em prática o cronograma de construção de uma ferrovia que vai ligar Sete Lagoas ao município capixaba de São Mateus onde será implantado o porto mais moderno do Brasil. O projeto foi apresentado no gabinete do prefeito Leone Maciel que estava acompanhado de secretários municipais e diretores da Associação Comercial e Industrial (Acisel).
Um dos responsáveis pelo detalhamento do projeto foi José Roberto Barbosa da Silva, CEO da Petrocity Portos. O Centro Portuário São Mateus (CPSM) que contempla a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) forma um grande empreendimento que vai do porto até Sete Lagoas com cinco Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Barra de São Francisco – ES, Governador Valadares, Santa Maria de Itabira, Sete Lagoas e Confins). O complexo portuário contará com moderno centro administrativo e onshore e oito pátios de estocagem preparados para óleo, gás, cargas em geral, veículos, celulose e pedras ornamentais. “Indústrias brasileiras deixam de produzir porque não têm como escoar seus produtos. Estimativas mostram que, pelo menos, 50% da capacidade de produção fica ociosa. Esse é um dos principais problemas do Brasil e estamos apresentando uma solução”, comentou José Roberto Barbosa.
A previsão é que empreendimento começa a ser construído em 2021 e seja finalizado em 2025. A Petrocity e seus parceiros NEXT, Geo5 Logística e YKS já adiantaram vários protocolos com os governos de Minas Gerais e Espírito Santo e vieram em Sete Lagoas pedir apoio do prefeito Leone Maciel. “Sete Lagoas está vocacionada a cumprir importante papel na economia estadual e, mais uma vez, nossa posição estratégica, logística privilegiada e infraestrutura diferenciada permite a entrada em um projeto de grande potencial. Temos que promover uma mobilização regional em prol desse investimento”, comentou o prefeito.
A perspectiva é que Sete Lagoas receba uma ZPE – Zona de Processamento de Exportação e se torne um grande polo integrador da intermodalidade do transporte nacional. A ferrovia com ponto final no município terá 605 km e para construção de cada uma das Unidades de Transbordo será investido R$ 56 milhões em complexos que terão 200 mil m².
Quem também esteve no gabinete no prefeito foi Carlos Eduardo Orsini, diretor executivo da YKS e responsável pelo projeto da ferrovia. Ele detalhou todo o percurso dos trilhos por meio de um projeto gráfico e definiu: “A prioridade é fazer com que o mar chegue a Minas Gerais sem a ocupação do território. Sete Lagoas tem que atuar com um grande polo integrador. Estamos próximos de uma nova era, esse o caminho para o desenvolvimento desse país”.
Para o vice-presidente da ACI, Flávio Fonseca, este projeto vai provocar a interiorização da economia promovendo o grande fortalecimento dos municípios da região. “Esse é um projeto fantástico de um novo Brasil que esperamos”, comentou.
PNL – O projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo será apresentado na próxima semana junto à Empresa de Planejamento e Logística, ligada à Presidência da República e responsável pelo Plano Nacional de Logística (PNL). A inclusão do empreendimento no PNL permite solicitar as autorizações para construção da ferrovia até o licenciamento ambiental.
PASSAGEIROS – O projeto da ferrovia não prevê o transporte de passageiros, mas, segundo o CEO da Petrocty, esta possibilidade será avaliada caso surja a demanda.