Enfermeiros participam de capacitação sobre procedimentos ginecológicos

Enfermeiros participam de capacitação sobre procedimentos ginecológicos

Ação consiste num projeto de educação permanente em saúde para enfermeiros

 

Enfermeiros da Regional Lagoa da Boa Vista participaram de uma capacitação sobre procedimentos ginecológicos, que foi coordenada pelo médico ginecologista e obstetra do Centro de Saúde Manoa, Dr. Caio Viana. A capacitação teve como objetivo orientar os enfermeiros quanto a procedimentos ginecológicos.

A capacitação contou com a participação de aproximadamente 12 enfermeiros, e com a presença da gerente da Regional, Giulliana Ferrari. Foram dadas orientações sobre a coleta de citopatológico, alterações ginecológicas mais frequentes, critérios de encaminhamento para o serviço de ginecologia ambulatorial ou cirúrgica, dentre outros.

A enfermeira da ESF Esperança Janaína Diniz Almeida ressalta a importância da capacitação. “Toda capacitação é de extrema relevância para qualquer profissional. Nós das ESF’s nos deparamos a todo momento com inúmeros e diferentes problemas entre uma pessoa e outra, e com a  ausência de especialista dentro da unidade para uma avaliação imediata, as capacitações nos auxiliam muito no tratamento, no direcionamento e no encaminhamento correto dos nossos pacientes. Dr. Caio nos deu uma aula na verdade, esclareceu muitas dúvidas, ensinou sobre variados temas referentes a saúde da mulher, facilitando nosso trabalho e auxiliando no nosso dia a dia dentro da unidade para que possamos atender com mais qualidade e eficiência nossas pacientes”.

A gerente da regional Giulliana Ferrari contou sobre a importância do projeto. “O processo de educação permanente em saúde está baseado na produção de conhecimentos oriundos do cotidiano, a partir da realidade vivida pelos profissionais envolvidos. Estes podem compartilhar experiências e propor mudanças para sua prática profissional diária. É um processo que envolve o trabalho, ensino e vivência”.

A ação consiste num projeto de educação permanente em saúde para enfermeiros, que é coordenado pela gerente da Regional Lagoa da Boa Vista Giulliana Ferrari. Para os próximos meses serão programadas novas capacitações.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS