Dia das Crianças: A importância da leitura na primeira infância

A cena de um adulto lendo para uma criança desperta, de imediato, a ideia de afeto. E é exatamente isso! A proximidade, o aconchego, as ilustrações, o ritmo da história, criam um envolvimento que fortalece o vínculo. Não é difícil imaginar também que a prática contribui para a ampliação do vocabulário e da capacidade de aprendizagem.
Diante disso, aproveitando a proximidade do Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12), sugerimos como fonte a especialista em Programas Sociais do Itaú Social, Dianne Melo, para repercutir sobre a importância da leitura na primeira infância.
O momento da leitura do adulto para os pequenos é muito rico e traz diversos benefícios. Seguem alguns deles:
- Desenvolve atenção, concentração, memória e raciocínio;
- estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade;
- ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções;
- possibilita à criança conhecer mais sobre o mundo e as pessoas;
- auxilia no desenvolvimento da empatia, da sociabilidade e da amabilidade;
- ajuda a minimizar problemas comportamentais como agressividade, hiperatividade e atitude arredia;
- auxilia na boa qualidade do sono; e
- desenvolve a linguagem oral.
Campanha Leia para uma criança
Por meio da campanha “Leia para uma Criança”, o Itaú Social e o Itaú Unibanco disponibilizam ao público, gratuitamente, 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka.
Os livrinhos já podem ser solicitados por qualquer pessoa (não é necessário ser correntista do banco) pelo site itau.com.br/leiaparaumacrianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado por correio para o endereço indicado.
Por Assessoria de Comunicação