Fórum em Sete Lagoas reuniu representantes do transporte e do trânsito

Fórum em Sete Lagoas reuniu representantes do transporte e do trânsito

Sete Lagoas recebeu nesta quinta-feira, 6, várias especialistas e autoridades políticas para debater sobre temas relacionados à mobilidade urbana. A 68ª Reunião do Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito que foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos e a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans), lotou o auditório da Associação Industrial e Comercial de Sete Lagoas.

O fórum reuniu representantes de 35 municípios formando um público de 190 participantes. “Esta é uma oportunidade de aprender. Experiências diversas são apresentadas neste evento. Boas práticas realizadas em qualquer município devem ser difundidas. Assim trabalhamos a mobilidade”, definiu Rodrigo Mata Tortoriello de Oliveira, presidente do Fórum Mineiro e Secretário da SETTRA – Juiz de Fora.

Carlos Magno da Silva Oliveira, Coordenação-Geral de Planejamento Operacional do Denatran, destacou a importância deste tipo de evento para discutir a municipalização do trânsito e tratar de problemas regionais relacionados ao setor. “Atualmente menos de 10% dos municípios mineiros estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Um de nossos principais desafios e mudar esta realidade”, comentou.

 

Já Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco), superintendente da ANTP, apontou os fóruns realizados em Minas Gerais como uma alternativa para colocar na mesma roda de debates representantes das três esferas de poder. “Esta é uma oportunidade para trocar experiências e pensar em planejamento e preparar nossas cidades para o futuro”, comentou.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Wagner Augusto Oliveira, falou sobre a responsabilidade de Sete Lagoas ao receber tantas autoridades da área. “Quando decidimos aceitar este desafio pensamos no futuro de Sete Lagoas e de toda região. Muitas definições certeiras vão sair dessa programação”, comentou. O prefeito Leone Maciel apontou os desafios de Sete Lagoas como cidade polo e também reforçou o importante papel dos municípios na conjuntura nacional. “Tudo acontece nos municípios. Neles estão as maiores responsabilidades. Uma delas é o trânsito e a mobilidade urbana. Temos que pensar nesta questão tendo à frente a preocupação com as pessoas e não com os veículos. O ser humano em primeiro lugar”, comentou.

Nesta quarta reunião do mandato dos atuais prefeitos, foram debatidos, dentre outros, temas como a relação com o DENATRAN; os problemas para aplicação do Código de Trânsito Brasileiro; o Convênio de Trânsito e a Ampliação da Municipalização da Gestão; o andamento dos Projetos de Lei do Setor e os prazos para elaboração dos Planos de Mobilidade; as alternativas de Estacionamento Rotativo, e as perspectivas para o Fórum Mineiro. A palestra que fechou a programação foi proferida por Inácio Bento de Morais, secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Por  Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Fotos: Valdeci Oliveira

Sobre o autor

COMENTÁRIOS