Engenheiros Sem Fronteiras Sete Lagoas: Grupo promove ações voltadas ao bem comum

Engenheiros Sem Fronteiras Sete Lagoas: Grupo promove ações voltadas ao bem comum

Se você ainda não conhece, o Engenheiros Sem Fronteiras em Sete Lagoas, precisa conferir esta matéria! O grupo é formado por pessoas que resolveram ” arregaçar as mangas” e estender as mãos a quem precisa.

O projeto Engenheiros Sem fronteiras é uma organização sem fins lucrativos que promove trabalhos em prol da sociedade. A ideia surgiu em 2012 por parte de alunos da Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Na época eles  identificaram um deficit em Sete Lagoas no que se refere a projetos sociais embasados pela engenharia, além da possibilidade colocar em prática conceitos aprendidos na teoria. Antes de colocarem a ideia em prática, e colocar a “mão na massa”, os fundadores fizeram uma pesquisa para conhecer trabalhos já desenvolvidos.

A iniciativa surgiu na França nos anos 80 ( Ingénieurs Sans Frontières – ISF). Depois espalhou-se para Estados Unidos, Canadá, Jordânia, Serra Leoa, entre outros lugares. Mais de 60 grupos se espalham nos mais diversos países.

No Brasil, a proposta chegou em 2010, na cidade de Viçosa/ MG, inicialmente através de um aluno que estava fazendo intercâmbio e trouxe a ideia para o Brasil.

Todos os núcleos seguem um padrão, do tipo: Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo (cidade ou instituição de ensino). Como o núcleo Sete Lagoas é um núcleo independente, ou seja, não está conveniado exclusivamente com nenhuma instituição de ensino superior. O Engenheiros Sem Fronteiras Sete Lagoas existe há 6 anos, aos quais vem realizando diversas campanhas e projetos sociais ao longo de todo o ano.

As ações são promovidas em datas sazonais como páscoa, natal, e dia das crianças. Mas também há outras iniciativas como o projeto Perca um Livro.

Para isto conta com doações pois, a ONG não possui renda fixa. Portanto, conta com a colaboração da população e de empresas de Sete Lagoas.

“Para a páscoa, pedimos doações de doces em geral para confeccionar lembrancinhas e fazer a doação das mesmas em instituições de educação infantil. No dia das crianças realizamos na instituição uma ação social. Em 2017 realizamos na Creche das Crianças Santa Terezinha, no bairro Emília. Tivemos várias atividades recreativas, pula-pula, lanches e no fim cada criança ganhou uma lembrancinha. Na campanha do Natal, pedimos doações de alimentos não perecível. Em 2017 montamos cestas básicas e distribuímos nos bairros Itapuá I e II. Os beneficiados foram selecionados de acordo com o CRAS. Nós da ONG estamos a todo momento buscando métodos para garantir um caixa favorável para continuar com nossos projetos. Porém seguimos sem sucesso. ” Explica  Rodrigo Queiroz- Diretor Presidente.

Também está em fase de articulação para desenvolvimento um projeto de educação ambiental que deverá ser executado em escolas de ensino fundamental de Sete Lagoas. A proposta será apresentada por meio de um jogo interativa com diversos temas como racionamento de água, reciclagem, entre outros.

A equipe é formada por voluntários que participam de um processo seletivo. Em janeiro deste ano, 150 voluntários se inscreveram.

“Existe a possibilidade de fazer parte de algumas atividades como membro esporádico, ou seja, a pessoa não firma compromisso constante com a organização, mas sim em determinadas atividades. Para isso recomendamos aos interessados entrar em contato conosco, seja pelas nossas redes sociais ou por e-mail.” Afirma Rodrigo.

Para driblar a falta de verba, a equipe promove projeto como o “ desafio do Pote de doces”, onde as pessoas arriscam um palpite de quantos doces tem no pote por uma contribuição. No fim os doces são contabilizados e ganha quem chegou mais próximo.

Empresas e demais pessoas que queiram apoiar a ONG podem entrar em contato para agendar uma reunião para que os trabalhos sejam apresentados. O apoio pode ser de várias formas, como financeira, custeio de um determinado projeto, ou até em forma de serviços. Os únicos critérios que a organização toma é em relação a idoneidade da empresa, e se os serviços prestados pela empresa não ferem os princípios da ONG.

Quer e pode apoiar o projeto? Para conhecer mais sobre o Engenheiros Sem Fronteias Sete Lagoas, saber como doar, se voluntariar ou apoiar? Os contatos podem ser feitos através do e-mail:

setelagoas@esf-brasil.org, ou do telefone (31) 9 8881 3264 .

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS