A partir da último sexta-feira, 25, os empreendedores de Sete Lagoas ganharam um importante apoio para abrir e desenvolver os seus negócios. O atendimento diferenciado será oferecido pela Sala Mineira do Empreendedor inaugurada com a presença de várias autoridades e representantes do setor empresarial. A unidade foi instalada na rua Plácido de Castro, 131, Centro.
A Sala Mineira do Empreendedor é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e Junta Comercial de Minas Gerais em parceria a Prefeitura tendo como principal meta desburocratizar e facilitar o processo de abertura de novos negócios, reunindo diversos serviços em um único local. “Este projeto nasce de uma parceria e este é o caminho para superar os obstáculos. A agilidade em processos é fundamental para os empreendedores de todos os portes. Com este apoio da Jucemg e do Sebrae nossa cidade caminha na direção certa”, comentou o prefeito Leone Maciel.
A iniciativa oferece apoio para empreendimentos de todas as áreas e além de conquistar sua formalização o cidadão também pode obter orientações, informações e ainda agregar todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional. “Com capacitação e gestão a possibilidade de acerto é maior. Não adianta abrir um negócio e não ter acompanhamento e isto vamos oferecer”, declarou Alysson Almeida, gestor do Sebrae de Sete Lagoas.
Diante de um momento conturbado na economia nacional, o vice-prefeito Duílio de Castro ressaltou a importância da Sala Mineira do Empreendedor para o município. “Precisamos fazer o país funcionar. A burocrática e a falta de apoio fecha a maioria dos empreendimentos que são abertos no Brasil”, justificou.
Durante a solenidade de inauguração o prefeito Leone Maciel foi agraciado com o Certificado Simplifica outorgado pelo presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, “pela ação empreendedora de adesão à Sala Mineira do Empreendedor, local de referência para a melhoria e simplificação do ambiente de negócios, possibilitando o desenvolvimento econômico e social do município, em parceria com Jucemg e o Sebrae”.
SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR
– Orientações e Informações
- Orientação prévia sobre o processo de registro;
- Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal;
- Relação dos escritórios contábeis que realizam atendi- mento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI);
- Como cadastrar-se como fornecedor da prefeitura;
- Como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento;
- Mapa de oportunidades para o empreendedor;
- Distribuição de material informativo.
– Serviços
- Responder à consulta de viabilidade do negócio;
- Adequar e integrar a Rede simples por meio do Minas Fácil;
- Protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas;
- Emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
- Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI;
- Cumprir os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.
– Capacitações
- Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
- Programação regular de capacitações JUCEMG;
- Capacitações via parceiros.
Fotos: Valdeci Oliveira
Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas