Clínica de Nutrição do UNIFEMM abre atendimento ao público externo

Clínica de Nutrição do UNIFEMM abre atendimento ao público externo

Cuidar da saúde começa com uma boa alimentação. Saber se alimentar de forma balanceada desde a infância pode prevenir doenças no futuro. Além da obesidade, que já afeta cerca de 2,1 bilhões de pessoas no mundo, comer de forma errada pode causar problemas sérios como o colesterol alto, a diabetes e a hipertensão. Inspirado no objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para a população e contribuir para reverter esse quadro, o curso de Nutrição do UNIFEMM criou em 2016 a Clínica Escola de Nutrição (CENUTRI), com atendimentos nutricionais completos para aquelas pessoas que buscam hábitos alimentares saudáveis ou mesmo de tratamento de doenças.

Inicialmente, os atendimentos eram restritos apenas aos funcionários e alunos da instituição. O sucesso foi tão grande que a CENUTRI passou a dar atendimento a pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e SUS, pois as unidades de saúde do município não estavam dando conta da demanda por profissionais da área. Os primeiros pacientes a serem atendidos foram encaminhados pelo posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Rosa. “Observamos que o atendimento gratuito aos pacientes encaminhados pelas unidades básicas poderia reduzir a fila de espera”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do UNIFEMM Juliana Liboredo.  Para ampliar o alcance, a partir deste ano a CENUTRI abriu os atendimentos para o público externo, para auxiliar a pessoas que buscam maior qualidade de vida através de uma alimentação mais saudável.

A clínica-escola oferece atendimentos nutricionais individualizados ou em grupos. As consultas são realizadas pelos alunos do curso de Nutrição do UNIFEMM sempre acompanhados e supervisionados por professores e profissionais experientes. Além de prestar um serviço à população, o CENUTRI contribui para a formação prática dos alunos do curso de Nutrição. “Esses atendimentos proporcionam para nossos estudantes uma experiência prática única. Na clínica, eles aprendem a fazer o atendimento nutricional, importante para complementar o aprendizado e a sua formação”, garante Juliana Liboredo.

Para a aluna do 7o período Cíntia Ribeiro Rocha, os atendimentos na clínica-escola são essenciais para aliar o conhecimento teórico ao prático. “A CENUTRI nos proporciona um leque muito grande de atendimentos, pois recebemos todo tipo de pessoa, desde crianças e adolescentes até os idosos. Isso nos dá uma maior experiência para chegar ao mercado de trabalho”, observa a estudante de Nutrição.

Graduada no final de 2017 no UNIFEMM, a nutricionista Bárbara Aparecida Matos lembra dos primeiros atendimentos ao público externo na clínica. “Eu ficava meio insegura, com medo das reações dos pacientes. Mas aos poucos, com a troca de experiências, eu consegui a segurança que eu precisava para entrar no mercado de trabalho”, relata. Também recém-formada pelo UNIFEMM, Renata Martins Almeida soube aproveitar seu período de atendimentos feitos na CENUTRI. “Hoje, já trabalhando em clínica, eu vejo que essa experiência fez muita diferença. Quando chegou meu primeiro paciente, eu achei que iria ficar muito nervosa, que teria muita dificuldade ao atender. Mas não foi assim, pois eu já tinha tido essa experiência antes, com apoio dos professores, que me deram autonomia para fazer as consultas”, avalia Renata Almeida.

A CENUTRI funciona em uma sala preparada para os atendimentos junto ao Centro Esportivo do UNIFEMM. Neste primeiro semestre, o funcionamento é variado, às segundas-feiras das 7h30 às 13h30, quartas-feiras das 14h às 18h e às quintas-feiras das 14h30 às 19h30. Para agendar um horário ou saber outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2106-2107.  O atendimento é gratuito para os pacientes encaminhados pelo SUS, alunos e funcionários do UNIFEMM.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS