Profissionais da atenção primária receberam capacitação sobre Leishmaniose

Profissionais da atenção primária receberam capacitação sobre Leishmaniose

No dia 05 de abril, médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, receberam uma capacitação sobre Leishmaniose Tegumentar e Visceral (Calazar). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e foi ministrado pelo infectologista Dr. Homero Campos Reis, Mariana Campelo Carvalho Medeiros, enfermeira referência técnica em doenças infectocontagiosas, e Aretuza Silva de Figueiredo, enfermeira do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

No decorrer do curso foram abordados vários assuntos referentes à doença como sua história, as lesões causadas, tratamentos necessários, medicamentos e drogas utilizadas, perfil epidemiológico no Brasil, Minas Gerais e Sete Lagoas, dados estatísticos de 2009 a 2017 por unidade de saúde de Sete Lagoas, atendimento realizado no município, orientações para os pacientes e formas de agendamentos para consulta e tratamento.

A capacitação teve como objetivo, além de dar orientações sobre a doença, promover troca de experiência entre os profissionais e a discussão sobre os diagnósticos diferenciais, com o intuito de sensibilizar o olhar do profissional de saúde para o reconhecimento precoce da doença, além de nortear sobre os fluxos de atendimento a serem seguidos, a importância da notificação dos casos, indicações terapêuticas e fluxo para aquisição dos medicamentos de escolha para o tratamento. “As Leishmanioses Tegumentar e Visceral são consideradas endêmicas no nosso município, sendo assim é de suma importância que os profissionais da saúde tenham conhecimento sobre as formas de prevenção da doença, controle do vetor, diagnóstico e tratamento de cada forma da doença. Conhecer os dados atuais e o comportamento dessa endemia também norteiam a conduta e o diagnóstico de novos casos”, concluiu Mariana.

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde, já receberam a capacitação em Hanseníase e Leishmaniose, outras doenças infectocontagiosas também serão temas de oficinas de atualização.

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS