Dicas para você dar um “upgrade” no seu corpo e sua mente!

Dicas para você  dar um “upgrade” no seu corpo e sua mente!

Você já ouviu falar de ‘’Hackers’’ não é?

Provavelmente você ouviu muitas coisas sobre ‘’Hackers’’, em especial relacionado a ações geralmente, hackeando computadores, hackeando smartphones hackeando email, em especial quando eles  são noticias ao entregarem o Episodio de Game of Thrones para acesso..

Mas e quanto a possibilidade de você’’ Hackear’’o seu corpo?

No começo, quando ouvi o termo pela primeira vez lá em 2015,a partir de um amigo que havia ficado um tempo nos EUA, pareceu ser algo parecido com o livro ‘’ Admirável mundo novo’’ de Aldous Huxley , literalmente..

Mas a prática ‘Biohacking’’ é realmente tudo sobre algo que realmente há muito tempo estava buscando e vivendo.. Construir a minha melhor  versão, e atualiza lá todos os dias..

Nessa busca pela Evolução  criei um aplicativo de desafios com esse fim.(https://goo.gl/qz1gga)  não obtive os resultados que esperava, mas abriu ainda mais portas pra alavancar a prática ainda desconhecida no Brasil.

Embora o ato de ‘’Biohackear‘’ possa variar de projetos de DIY (Faça-você-mesmo ) em casa, para evoluir em experiências de laboratório de alta tecnologia, existem várias maneiras pelas quais você pode começar a incorporar  e praticar  ‘Biohacking’’ em sua rotina diária.

O QUE é BIOHACKING?

BIOHACKING [baɪoʊ hækɪŋ]:

  1. Usar ciência, natureza e tecnologia para atualizar e evoluir seu corpo, sua mente e sua vida
  2. A arte e a ciência de tornar-se super-humano

É uma definição ampla, mas também porque a idéia de “biohacking” está em constante evolução, pode-se dizer que é uma arte, ciência em construção.

Pode ser tão simples quanto a adoção de um estilo de vida e mudanças na alimentação que melhoram o funcionamento do seu corpo. Como pode ser  a utilização sua com relação a tecnologia portátil que te ajuda você a monitorar e regular os dados fisiológicos do seu corpo, ou pode ser tão extremo como a tecnologia de implantes e engenharia genética.

As possibilidades são infinitas, mas todos nós estamos enraizados na ideia de que não podemos mudar nossos corpos e nossos cérebros, essa mudança só acontece geralmente em últimas instâncias, quando a necessidade e prioridade bate a nossa porta.

Mais do que praticar ‘’Biohacking’’ é uma mentalidade na qual você escolhe entrar. É o seu alter ego confiante. Tornar-se um Biohacker significa deixar de lado todas as suas dúvidas, todos os seus medos, todas as suas desculpas e todas as razões pelas quais você pensa que não pode fazê-lo.

Um Biohacker controla seu destino, sua situação, sua saúde, seu corpo e, por sua vez, sua vida.

Então, como podemos começar?

Você pode facilmente começar a usar wearables como o FitBit ou o Apple Watch ou  a Linfit. Outra questão interessante é você começar a experimentar o poder da música (sons bineurais é uma [ótima opção) em sua vida cotidiana e incorporar mais alimentos que reduzem a inflamação, ou que são menos inflamátorios. Mas se você está pronto para algo novo, e algo diferente, considere um desses métodos de invasão ‘’biohacking’’, que são super fáceis de aplica-lós e veja quais os benefícios que você pode obter:

TERAPIA INFRAVERMELHO

Você já passou muito tempo dentro de casa e começou a se sentir um pouco sem energia?

Nossos corpos e em especial nossos cérebros, precisam de luz para que possamos produzir e gerar resultados. Não é só o sol  que nos dá uma dose importante de vitamina D.

Essa vitamina é objeto de estudo, e ela  nos ajuda com uma série de outras formas fisiológicas e emocionais. Mas vejamos um pouco mais perto especificamente nos comprimentos de ondas de luz entre 600 e 900 nanômetros (nm). Como essa gama de ondas de luz afeta nossos corpos?

Estudos têm demonstrado que seu corpo responde particularmente bem aos comprimentos de onda vermelhos e infravermelhos próximos, que variam de 600 a 900 nm. Esta gama particular de ondas de luz é absorvida pela pele até uma profundidade de cerca de 8 a 10 milímetros, altura em que seus cromóforos mitocondriais absorvem os fótons. Isso, por sua vez, ativa uma série de processos do sistema nervoso e metabólicos.

Tornou-se uma forma cada vez mais popular de tecnologia usada para tratar uma série de condições que requerem estimulação da cura, alívio da dor e inflamação e restauração da função. Infelizmente no nosso País não há essa facilidade.

Esse tratamento não é invasivo e não químico, não é tão intimidante quantas outras formas de biohacking, que venho lendo acredite!

SAÚDE OSSEA

Não falamos muito sobre a saúde cerebrovascular. Afinal, ela é uma das maiores assassinas no nosso País. Não falamos também sobre a saúde da pele, em especial a não utilização em protetor solar como parte de nossa rotina diária e complementando nossas dietas com alimentos que aumentam o colágeno. Perda de peso, inflamação, memória, saúde gastrointestinal – estes estão todas as nossas necessidades que pairam nossas mentes…

Mas com que frequência nós pensamos na nossa saúde óssea?

Aproximadamente até os 30 anos de idade, tanto homens quanto mulheres realmente possuem mais massa óssea.

Portanto, estamos constantemente fortalecendo nossos ossos e trabalhando na densidade óssea. Mas quando atingimos nossos meados dos 30 anos, as coisas começam a mudam.

Você sabia que partir dos 30 anos, as mulheres perdem cerca de 2% da densidade óssea todos os anos, e isso continua por alguns anos após a menopausa. Isso a deixa com alta probabilidade de experimentar osteoporose.

Os homens, por outro lado, perdem densidade óssea com uma queima mais lenta. Mas eles continuam a perder massa óssea até a idade de cerca de 65. Então, mesmo que eles possam ter massa óssea adequada por um período de tempo, quanto mais velhos mais estão suscetíveis ao desenvolvimento de osteoporose.

Então, o que você faz? Já pensou nas melhores formas de incrementar essa perda óssea de alguma forma?

Você pode usar uma forma não farmacêutica de melhorar a densidade, força e equilíbrio ósseo, ou a solução farmacêutica!

Você sabia que o estímulo necessário para ativar o crescimento do tecido ósseo saudável é de 4,2 múltiplos do peso corporal.

No entanto, esse nível de força seria excepcionalmente difícil de conseguir por conta própria.

Existe fora do nosso País uma iniciativa chamada de ‘’ OsteoStrong’’ utiliza o Sistema de Espectro, que faz parte de uma nova categoria de dispositivos denominados Sistema Robótico de Desenvolvimento Musculoesquelético (RDMS).

O ‘’Spectrum System’’ consiste em 4 dispositivos separados. Sob a supervisão de um técnico treinado, cada dispositivo permite que você consiga facilmente e com segurança forças superiores a 5 a 12 vezes seu próprio peso corporal, ou seja.. você não precisa praticar exercício físico de impacto.

A empresa por trás de OsteoStrong sustenta que este sistema não deve substituir o exercício, mas complementá-lo. Na verdade, seu sistema é destinado a aumentar a força muscular e óssea de uma maneira que você não pode alcançar em uma academia, mas mostrará resultados imediatos na forma como você executa enquanto trabalha. É para todos e para todas as idades. E, leva apenas cerca de 7 minutos por semana. Os clientes viram aumentos de 4 a 12% na densidade óssea por ano.

JEJUM INTERMITENTE

Depois de muitos estudos, comecei aos poucos reduzir minhas refeições de carboidratos. Comendo os tipos certos de gorduras. Abstendo-se do açúcar. Ouvimos muito sobre o que é melhor para o nosso metabolismo. Mas depois de acessar novas pesquisas, está cada vez mais claro que não é apenas o que comemos, é quando comemos.

É por isso que o jejum intermitente não só irá ajudá-lo a perder gordura, mas também ganhar músculo e energia!

Você provavelmente imaginou a noção de um jejum prolongado.Depois que comecei a estudar me assustei com os resultados que eles podem oferecer.

Não comer durante 48 a 72 horas, não é exatamente muito prático. Mas o jejum intermitente oferece um intercâmbio feliz. Na minha opinião parece ser mais um padrão alimentar que você segue ao longo do dia e ainda colhe muitos dos benefícios de um verdadeiro jejum!

Para entender por que o jejum intermitente funciona, você precisa fazer a distinção entre o seu corpo em um estado em ‘’jejum’’ e estado ‘’alimentado’’

Quando seu corpo está em estado alimentado, você está digerindo e absorvendo alimentos. De um modo geral, você está em estado alimentado por cerca de 3 a 5 horas depois de comer. Durante esta fase, seus níveis de insulina são altos e a energia do seu corpo é focada na digestão.

Quando seu corpo está autorizado a descansar – durante o jejum – você experimenta uma série de benefícios. Primeiro, quando você aumenta rapidamente, você aumenta seus níveis de hormônio de crescimento até 5X, o que aumenta sua taxa metabólica.

O jejum também pode reduzir sua resistência à insulina, o que diminui o nível de açúcar no sangue e torna a gordura corporal armazenada mais acessível para queimar. O jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL (o “colesterol ruim”), que é um fator de risco conhecido quando se trata de doença cardíaca.

 

O jejum também pode fornecer uma série de outros benefícios significativos, incluindo melhorias na função cognitiva , prevenção do câncer , autofagia celular aumentada (remoção de resíduos celulares) e menores níveis de inflamação .

Embora existam muitas versões de jejum intermitente, o mais fácil de usar é o método “16/8” (também conhecido como o protocolo Leangains). Este método gira em torno de uma estrutura simples na qual você restringe seu período diário de alimentação a 8 horas. Por exemplo, todos os dias você come das 13h às 21h e rápido para as outras 16 horas.

Isso ainda parece intimidante?

Tente começar com um jejum de 14 horas por uma semana.

Isso significaria que você pode comer das 10h às 20h e depois as próximas 14 horas. Então, quando isso se torna confortável, recorde para um período de 11 a 20 horas por uma semana, e assim por diante até chegar a um período de jejum de 16 horas.

Quer acompanhar minhas dicas e concorrer a produtos e a mentoria?

WWW.TIAGOGPEREIRA.COM.BR

Sobre o autor

Tiago Pereira

Tiago Pereira é Educador Físico pela Universidade Federal de Viçosa, Master Coach pela Navega-ação. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UNA. Empreendedor criou um das primeiras startups de Sete Lagoas com foco em Desenvolvimento Humano e Bem-Estar (evolueapp). Co-criador do Ecossistema de Startups Santo Heleno Valley de Sete Lagoas, agente d inovação pela SEDECTES e Gestor de Inovação em algumas empresas. Apaixonado por Inovação e Desenvolvimento Humano, em especial BIOHACKING.

COMENTÁRIOS