Equipes de enfermagem passam por capacitação sobre acolhimento ao paciente

Equipes de enfermagem passam por capacitação sobre acolhimento ao paciente

A Atenção Primária em Saúde e o PEP, Programa de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas realizaram, nos dias 19 e 23 de Fevereiro, oficinas voltadas para enfermeiros da Atenção Primária. O tema trabalhado durante os encontros foi o acolhimento ao paciente, com o objetivo de capacitar esses profissionais de forma que eles se tornem facilitadores e replicadores do conhecimento para suas respectivas equipes.

A Prefeitura de Sete Lagoas, desde o ano passado, tem trabalhado de forma incisiva para garantir mais humanização no atendimento aos pacientes. “Esse foi um pedido pessoal do prefeito Leone. Ele entende que, mais do que medicamentos e atendimento de qualidade, a população precisa e merece ser atendida com acolhimento”, destaca a secretária de Saúde Vanessa Lopes.

Durante os encontros, que aconteceram no CEREST, os enfermeiros que conduziram os treinamentos ressaltaram que o acolhimento deve estar presente em todas as relações de cuidado, desde o momento em que os profissionais recebem os usuários, na forma como o paciente deve ser ouvido, e se estender a toda a equipe durante o atendimento.

O propósito é que os trabalhos continuem após a abordagem inicial aos profissionais. Os enfermeiros foram divididos em cinco grupos e mensalmente serão discutidos temas diferentes. Esse trabalho vai se repetir ao longo de todo o ano, com outros temas relativos ao tratamento ao paciente. “O fato de o acolhimento ser escolhido como primeiro tema se deve à necessidade de capacitar as equipes quanto a importância de se realizar uma escuta qualificada das demandas dos pacientes”, explica Gabriel Salum, coordenador da Atenção Primária em Saúde da SMS/SL, que completa: “O acolhimento é fundamental para o processo de trabalho da equipe de Saúde da Família, que favorece a escuta do usuário, a sua orientação além de ressaltar a ética profissional, o que torna nossas Unidades mais receptivas ao usuário”.

 

ASCOM Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS