Dia Internacional do Índio

Dia Internacional do Índio

A data foi criada em 1995 e busca garantir autodeterminação e os direitos humanos ás diversas etnias indígenas do mundo.

A data foi criada por decreto da ONU em 09 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre. Essa atuação visava criar condições para a interrupção dos ataques sofridos pelos povos indígenas em seus territórios, após mais de quinhentos anos da expansão das formas de sociabilidade impostas aos indígenas pelos povos, principalmente de origem europeia.

No Brasil a publicação do Decreto foi um importante apoio para os cerca de 850 indígenas que habitam o território.

História do Indío no Brasil

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.

Os índios brasileiros se dividiam em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guarani (região do litoral), macro-jê ou tapuia (região do Planalto Central), aruaque (Amazônia) e caraíba (Amazônia).

De acordo com o senso demográfico do IBGE em 2010,cerca de 850 mil indíos ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas.

 

Categories: Destaque, Giro

Sobre o autor

COMENTÁRIOS