Trânsito ao lado da Catedral será liberado neste sábado
Mecanismos de segurança foram exigidos pelo Conselho Administrativo da igreja para garantir circulação apenas de veículos leves.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Seltrans) coloca em prática neste sábado, 17, a fase final do projeto de reabertura para o tráfego de veículos leves no trecho da rua Dr. Pena, ao lado da Catedral de Santo Antônio. A proposta é embasada por mecanismo de segurança que, inclusive, foram as principais exigências do Conselho Administrativo da Matriz. A medida que faz parte do programa de melhorias da mobilidade urbana da região central foi amplamente debatida em Audiência Pública e ainda aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).
A Audiência Pública, legalizada pelo Edital nº 12/2017, foi realizada no plenário da Câmara Municipal no dia 9 de agosto de 2017. O encontro, aberto para qualquer interessado no assunto, reuniu vereadores, representantes da Prefeitura, do Conselho Administrativo da igreja, de uma tradicional escola da região e comerciantes.
Qualquer cidadão pode ter acesso a ata da audiência no Legislativo. No documento estão detalhes do debate onde os presentes manifestaram apoio quanto a reabertura do trecho. A maneira transparente e participava que a Prefeitura adotou quanto ao projeto recebeu vários elogios. O Conselho Administrativo deixou claro a necessidade de instalação da barreira física conhecida como pórtico já que a instalação de placas e outros meios de sinalização dificilmente garantiriam o trânsito restrito para veículos leves.
O projeto foi levado oficialmente ao COMPAC no dia 16 de agosto, onde também foi aprovado. A Seltrans começou a finalizar a sinalização horizontal e vertical na quinta-feira, 15, e logo no início da manhã sábado, 17, o trânsito será liberado nos dois sentidos. “Todo o trabalho é baseado em estudos. O fluxo de veículos que obrigatoriamente passavam pelas ruas Fernando Pinto e Ilka França estava comprometendo a mobilidade da região central”, explica o secretário de Trânsito e Segurança, Wagner Augusto de Oliveira.
Além dos pórticos de 2,20m, foram construídas duas faixas elevatórias e instalados dois semáforos para controle do trânsito nos dois sentidos. Também serão colocados tachões refletivos no asfalto para garantir a segurança e o correta fluidez do tráfego. “O projeto foi ancorado por questões básicas: mobilidade, segurança de motoristas e pedestres e, é lógico, a preservação do patrimônio histórico representado pela Matriz de Santo Antônio”, completa Wagner Oliveira. Nos primeiros dias de liberação do trânsito a Guarda Civil Municipal vai realizar um trabalho de orientação para motoristas e pedestres.
ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas