A palavra Folclore é de origem inglesa “folk-lore” e significa sabedoria popular. Esta sabedoria popular é adquirida através de mitos e lendas que passam de geração para geração e que, em sua maioria, tiveram origem na imaginação da população interiorana do Brasil.
No Brasil a data comemorativa do Folclore foi oficializada em 1965 com o objetivo de valorizar as estórias e tradição do povo brasileiro.
Desde então no dia 22 de Agosto, em escolas e centros culturais são realizadas atividades que visam passar a diante a memória e riquezas do Folclore brasileiro.
Mito ou lenda?
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Geralmente, misturam fatos reais com imaginários, a história e a fantasia. As lendas são contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação dos povos.
Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos fazem uso de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
Entre os principais mitos e lendas brasileiros estão: o Boto, a Mãe-D’água, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, o Saci Pererê, o Lobisomem e a Mãe-de-ouro.