Mercado de trabalho: Você é reticente em contratar alguém “fora de forma”?

CALMA GENTE! Quem disse que estar fora de forma, só está relacionado ao seu aspecto do corpo físico?

No livro de John Whitmore ”Coaching para Performance”,Michael Edwards   polemizou ao dizer em uma das suas citações a seguinte frase:

”Não gostaria de ninguém em minha equipe que não estivesse fisicamente apto, existe uma relação irrefutável entre ás aptidões física, mental e emocional”

Convenhamos uma frase nem um pouco politicamente correta no caso dele. Não importa, essa citação me motivou a escrever esse texto, porque no meu trabalho, venho lidando bastante com essas questões, em especial os hábitos de empresários e empreendedores em especial.

Primeiro não acreditem que exista alguma possibilidade de haver, separação cartesiana entre a mente e o corpo, eles estão intimamente interligados, há sim uma relação irrefutável entre corpo físico, mental, espiritual e emocional. Todos nós sabemos da necessidade da prática do Exercício Físico, da alimentação equilibrada, do sono reparador de qualidade e dos relacionamentos positivos..enfim, estamos cansados de ouvir esse conceito… Mas Afinal quem de fato sabe, mas não segue essas receitas?

A desculpa é sempre o coitado do ‘’Eu não tenho TEMPO’’. Em sua maioria cada um de nós insiste por optar em separar a vida pessoal da profissional, o resultado é desastroso, não devemos separar a carreira pessoal da profissional, pois ela é uma só!

Convivo há anos no meio empresarial antes Júnior, agora tradicional, vejo pouca diferença nesse aspecto infelizmente. Continuo observando empresários e empreendedores sedentos por resultados profissionais, perfis pró-ativos, com um foco extremo em metas e atitude em prol do negócio, apenas isso. Enquanto isso a vida  no aspecto pessoal vai desmoronando… É incrível como a vida pessoal tem sido deixada de lado! Mas será que vale a pena?

Os Empresários/Empreendedores possuem tempo para fornecedores, sócios, grupos de negócios, reuniões, em alguns casos, tempo justo para o companheiros (a), amigos, filhos ,mas não conseguem dedicar-se 2 a 3 horas por semana para praticar tempo para você, isso inclui inúmeras atividades inclusive o tão aclamado  e ‘’amado ‘’Exercício físico!

È preciso virar a chave… Se não fizer isso, sugiro se acostumar, esperar o  seu negócio atingir seu auge, e dessa forma aproveitar para descansar,quando a saúde  já tiver  ido embora…na aposentadoria.. Você não pode ter um negócio sustentável se você mesmo não é sustentável. Muitos dirão que pararam porque a Academia era ruim, pois estava sem tempo para comer algo saudável ou mesmo que hoje está sem tempo para meditar, porque o trabalho apertou. Sabe de quem é a culpa? A culpa é SUA!  Você quer esperar esse motivo ser doenças, divórcios, brigas para mudar essa chave?

Tome uma decisão  agora, à decisão também é um ‘’Músculo’’ que você precisa trabalhar diariamente! Tome a decisão de entrar em forma, seja fisicamente, mentalmente, emocionalmente, espiritualmente agora!    Investir em sua Saúde e Bem-Estar é o melhor investimento em sua vida!

Por Tiago Pereira

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS