Corpo 4.0

Corpo 4.0

O uso da tecnologia atualmente aliada à inteligência ,vem mudando a forma como lidamos com o bem-estar, doenças e até mesmo o nosso estresse diário. A internet  se tornou uma extensão da mente, tal como é a raquete de tênis para o tenista!

A cada dia mais,percebemos a nossa relação cada vez mais próxima com as tecnologias, e claro  todo esse movimento vem provocando grandes revoluções, que de fato vão  reescrevendo o futuro do nosso planeta  inclusive as relações de trabalho.Inúmeras profissões deixando de existir, corporações preocupadas, e startups surgindo a cada segundo no mundo inteiro prometendo ondas de transformações.

Na área da saúde as transformações e revoluções que se aproximam, animam qualquer ser humano, cada dia mais está claro que o futuro da medicina está sim nos aplicativos , software e dados , não  mais apenas nos hospitais, as decisões médicas  tem sido feitas  cada vez mais associadas por meio dos dados.

Agora que temos acesso a uma quantidade extensa  de dados, esses gerados por meio de dispositivos como o Apple Watch, wearable e fitbit. È um fato que  não queremos mais nos preocupar com doenças, mas focar de vez na prevenção e em bem-estar, eu mesmo tenho uma rotina quanto á isso.  Vejo que cada vez mais, substituímos o ato de  remediar doenças para aquele ato de pensar e agir sobre as doenças que poderiam ter sido evitadas, estamos cada vez mais interessados em prevenir as consequências das nossas escolhas ,como mais atenção aos sintomas, usando desde kits genéticos  a ferramentas de monitoramento, do que a’’apenas’’ curar doenças.

Por meio do monitoramento de dados, é possível obter dados, alimentar uma inteligência ( artificial) e conseguir não apenas reagir a doenças, mas ser pró-ativos e preditivos.Essa situação é bem mais barata, quando se trata na prevenção de uma doença do que tratá-la, algo que escuto desde 2012 quando li o livro de Paul Zane Pilzer sobre a chamada revolução do bem-estar!

 Como um biohacker , passei a observar  para o  meu corpo  como um computador biológico que funciona a partir das minhas programações pessoais, meus traumas, minhas experiências e visão de mundo o tempo todo. Na minha visão , está cada vez mais claro que o  corpo humano é  sim a próxima “plataforma” e todos se tornarão doador de dados sobre ele. Antes o nosso foco e das corporações sempre foram os softwares, tecnologias, mas agora será  sim a necessidade humana, de sermos mais produtivos, energéticos e concentrados. O sonho de voltarmos nosso conhecimento para o corpo humano.Afinal como diz Yuval Noah em sua série de livros, a busca pelo controle de rios, animais, florestas, não nos levou a nenhum dos nossos desejos contemporâneos:

Felicidade

Imortalidade

Divindade

Hoje já é possível, rastrear as informações do nosso corpo, e conseguir reverter riscos de insuficiência em nossos órgãos, diabetes e até mesmo desacelerar o seu envelhecimento.

A busca pela otimização humana, em especial a saúde e desempenho será cada vez maior.

O uso da tecnologia já é capaz de evitar o famoso burnout ( aquele  estado físico e mental de exaustão extrema provocada por condições de trabalho desgastantes) .

Hoje em dia é possível, claro com um bom plano de saúde e alguns equipamentos, medir hoje o equilíbrio entre os sistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos, analisar a frequência cardíaca e a distância de tempo entre cada batimento, ou seja, você consegue entender o nível do seu estresse fisiológico e hematológico.

Pare e pense em  o que podemos fazer dentre 1 , 2 anos com relação a possibilidade dos nossos corpos?

Não posso me esquecer de citar os dispositivos ‘’wearables’’, mais reais do que nunca, que estão se tornando cada vez mais importantes neste novo contexto da  saúde on-line e do nosso corpo 4.0, eles estão mudando a forma como usamos o contexto médico.

A Apple, por exemplo, é um exemplo de empresa que até o final dos anos 90 focou em softwares e no inicio dos anos 2000, percebeu que o foco ao corpo e ao ser humano faria da empresa  se tornar mais uma vez visionária, e então passou a oferecer dispositivos capazes de medir batimentos cardíacos e detectar possíveis doenças ou mudanças no quadro de saúde dos usuários.

Nosso corpo agora passou a ser o centro das atenções, centro da produção de dados, será que atingiremos essa tal da imortalidade?

Muitas perguntas para se responder, e são elas que movimentam a humanidade!

Alguém dúvida da força do #biohacking?

Quer saber mais sobre minhas redes?

Acesse:

https://linktr.ee/tiagogpereiraoficial

Sobre o autor

COMENTÁRIOS