HNSG participa de Ação pelo Dia do Rim, promovida pela Prefeitura Municipal

HNSG participa de Ação pelo Dia do Rim, promovida pela Prefeitura Municipal

Celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, a campanha tem importância vital para nos orientar e incentivar a cuidar da saúde como um todo.

Hoje no Brasil é celebrado o dia do Rim. As campanhas espalhadas pelo país visam promover a conscientização sobre a  importância dos rins e a prevenção de doenças renais.


Mas, afinal, você sabe quais as funções dos rins no corpo humano? Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.

Em Sete Lagoas, nesta quinta-feira (14/3), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde Municipal, em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças promoveu a ação “Saúde dos Rins, exame de creatinina para todos.” Durante a manhã deste dia, a população teve acesso a  exames gratuitos de creatina  no Terminal Urbano. A ação conta ainda com aferição de pressão e orientações sobre a prevenção da doença renal. 


A ação aconteceu no Terminal Urbano, das 9h ás 12h.

É importante lembrar que, com o resultado dos testes, será possível avaliar o risco de doenças renais a curto, médio e longo prazos.
0 exame de creatinina é simples, sendo fundamental para detectar qualquer problema nos rins. É um exame simples, de rastreio, amplamente disponível, de fácil interpretação médica, que consegue avaliar o funcionamento renal de maneira bem objetiva e disponível nas unidades básicas de saúde do município.
Como tudo que ocorre com o corpo humano geralmente está ligado ao estilo de vida adotado, com a saúde dos rins não é diferente.

A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis com uma alimentação equilibrada, atividade física  para aqueles que têm condições de realizar e, o uso de medicações de forma adequada conforme as prescrições médicas. Além disso, é essencial manter o corpo hidratado, ingerindo o mínimo de 2 litros de líquidos por dia para prevenir cálculos renais e infecções urinárias.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS