Projeto Cabelo Solidário: Fios que transformam vidas

Projeto Cabelo Solidário: Fios que transformam vidas

O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo.  O tratamento realizado através da quimioterapia afeta células como as do cabelo que acabam caindo.

Perder os cabelos, principalmente para as mulheres, significa perder a auto estima. 

 E neste momento que entra a importância das perucas .

Com aparência natural, as perucas podem ser pontos chave para  ajudar na recuperação da autoestima e  aumentar a qualidade de vida dos pacientes permitindo a superação dessa fase.

Em diversos locais do país, institutos e organizações sem fins lucrativos se unem para arrecadar cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer. É o caso do grupo “Cabelo Solidário”. 

O projeto de iniciativa de Clarice Alves, arrecada os cabelos em Sete Lagoas e encaminha para a ONG Fios de Luz, em Belo Horizonte, que desenvolve e distribui as perucas nos hospitais. 

Sensibilizada com os casos de câncer na família ( avó, mãe e tia), Clarice percebeu a importância que as perucas tem para e  a autoestima das pacientes. Decidiu colocar –se em ação para desenvolver esse projeto na cidade que ajuda mulheres que não tem condições de pagar pelo acessório.

“Iniciei o projeto quando fazia estágio de enfermagem no Hospital Felício Rocho, quando tive meu primeiro contato com a ONG Fio de Luz . Não havia ninguém que recolhia doações de cabelo em Sete Lagoas. O  ponto de arrecadação mais próximo era em Belo Horizonte , o que dificultava. Então criei o projeto para a arrecadação de cabelos e direcionamento a ONG onde são fabricadas as perucas que serão doadas para os pacientes em tratamento oncológico, bem como quando há demanda de pacientes por procura de perucas também levo para Sete Lagoas.” Conta Clarice Alves.

Essa experiência em família foi também a motivação de Clarice para cursar medicina com o intuito de especializar-se em Oncologia.

As perucas são levadas para hospitais onde as mulheres e crianças em tratamento de câncer podem experimentar aquela com que mais se identifica. Após assinar um termo de compromisso, a paciente já pode levar a peruca para casa.

As doações também podem ser solicitadas pelo instagram do projeto.

EQUIPE CABELO SOLIDÁRIO

Clarice Ágata Alves, Cleriane Áldria Alves, Jaine Cristina Alves e

Clara Letícia Alves.

Os requisitos para a doação de cabelos são :

  • Tamanho mínimo de 15 centímetros 
  • Estar secos naturalmente ( sem escova e sem chapa).

Os pontos de arrecadação em Sete Lagoas são :

  • Instituto  Charme ( Boa Vista) 
  • Ana Assunção Hair Stylit
  • Ateliê  Jéssica Diniz

A sua solidariedade pode devolver a autoestima e o sorriso no rosto de alguém. 

Para os próximos meses, a expectativa é expandir o projeto para outras cidades, aumentando as arrecadações e as doações. Além disso, Clarice nos conta que pretende expandir também o “Cabelo Solidário” como um projeto de extensão de sua faculdade.

Quer saber mais ?  Faço contato com a equipe :

Instagram : @cabelo_solidario

Sobre o autor

COMENTÁRIOS