Estudantes de direito têm “aula” na Câmara ao acompanharem licitação
Aliar a teoria absorvida em sala de aula com a prática de uma sessão real para capacitar e agregar valor à formação de futuros advogados. Esse foi o principal motivo que fez a turma do 7° período de direito do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) acompanhar uma sessão pública de licitação realizada pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira (14). Partiu do consultor do legislativo, Dr. Roberto Reis, o convite para que os aspirantes a doutores participassem do certame.
O procurador explicou que no dia a dia de trabalho é bastante diferente e que a sessão foi muito produtiva e enriquecedora para os estudantes. “Eles têm a teoria na faculdade, mas na prática é bem diferente. E a sessão hoje foi boa porque aconteceram alguns fatos que puderam enriquecem a vivência dos estudantes. Foi muito importante”, avalia Roberto que completa esclarecendo que a “modalidade da licitação do dia foi convite”.
Uma das mais interessadas no processo, que tinha como objeto a aquisição de equipamentos técnicos de transmissão para a TV Câmara, foi Lorena Souza que avaliou a oportunidade como “muito válida”. Para a estudante, “com o professor falando a gente não tem ideia de como acontece. E aqui a gente vê na prática mesmo”, reconhece.
Um dos pontos que despertou a atenção de Lorena foi que “na lei diz que três empresas podem participar, no mínimo, e aqui vi que uma empresa pode participar. É amplo o que administração pública pode fazer, além do mais a lei não é clara para quem é leigo. Pessoalmente é muito diferente, foi muito válido, agregou muito”, completa.
Tecnicamente, na sessão acompanhada pela turma de aproximadamente 15 estudantes, a Câmara adquiriu “instalação de infraestrutura e sistema de RF para operacionalização da TV Câmara”. Mesmo com uma empresa apenas participante, que atendeu a todos os requisitos e foi declarada vencedora, a economia alcançada com a licitação foi superior aos R$ 10 mil.
O que é licitação
É a escolha, por concorrência, de fornecedores de produtos e/ou serviços para órgãos públicos, de acordo com edital publicado previamente em jornais.
Por Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Sete Lagoas