Edição 2018 do Projeto Recicle mais é encerrada com grande sucesso
Foi encerrada com grande sucesso a edição de 2018 do Projeto Reciclemais, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sete Lagoas e do Setor de Mobilização e Educação em Saúde do Controle da Dengue.
O objetivo do Projeto é trabalhar a conscientização da população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti eliminando os criadouros através do recolhimento de garrafas pet e latas de alumínio feitas pelos alunos das escolas participantes. Os alunos das escolas que participaram do projeto, receberam cédulas de geniais que puderam ser usadas na compra de frutas e verduras em sacolões parceiros.
Dez escolas públicas municipais de Sete Lagoas participam do programa, sendo elas: E.E. Sinhá Andrade, E.E. Modestino Andrade Sobrinho, E.E. Edite Furst, E.E. Dr. Olinto Sátyro Alvim, E.E. Emilio de Vasconcelos Costa, E.E. Afonso Viana, E.M. Juca Dias e E.M Clarindo Cassimiro. O projeto teve como parceiro os sacolões do Primo, Campeão e do Chiquito.
No decorrer do Projeto Reciclemais 2018 foram eliminados o total de 372,72 Kg de garrafas pet e 123,3 kg de latas de alumínio, perfazendo o total de R$ 807,36. O projeto envolveu os alunos das escolas no combate ao Aedes aegypti, e foram propagadores da iniciativa para suas respectivas famílias e comunidade adjacentes. Os profissionais de educação trabalharam diversas atividades sobre o vetor junto com os alunos durante todo o ano, e contaram com a presença da equipe de Mobilização e educação em saúde do Controle da Dengue nas escolas.
No encerramento do Projeto estiveram presentes a Superintendente da Epidemiologia Sueli Lacerda, o Gerente do Controle da Dengue Adriano Marcos Pereira de Souza e o Supervisor Geral do Controle da Dengue José Carlos Oliveira.
Durante o evento de encerramento do projeto, foram anunciadas as três escolas que ficaram nas primeiras colocações no ranking. Em primeiro lugar, a E.E. Sinhá Andrade, seguida pela E.M. Juca Dias e pela E.E. Edite Furst. Durante o evento houve distribuição de brindes e lanche para os alunos do Projeto, que foram ofertados com ajuda de comerciantes empresários de cidade. “O projeto foi trabalhado com a parceria Escola e família, sendo que muitas dessas famílias têm o reciclável como única fonte de renda, e ainda assim conseguiram auxiliar os seus filhos que ficaram muito felizes em melhorar a sua alimentação”, conta Maria Cristina Abreu Miranda, responsável por um aluno participante do projeto.
“Meu filho mudou muito o comportamento, o projeto foi muito positivo para ele. Ele em casa pratica o que aprendeu, ele cuida das plantas, da vasilha do cachorro, ajuda a cuidar do quintal”, conta Cleonice Ribeiro, mãe do aluno Miguel Araújo, participante do projeto da E.M. Juca Dias, que ressalta ainda a importância da conscientização das crianças