HNSG participa de reunião na Câmara dos Vereadores

HNSG participa de reunião na Câmara dos Vereadores

Na última terça-feira, dia 04 de dezembro de 2018, os dirigentes do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) foram convocados para uma audiência na Câmara dos Vereadores de Sete Lagoas para prestar esclarecimentos sobre o setor de Oncologia.

A CSMA – Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara, formada pelos vereadores Gilson Liboreiro, Ismael Soares e Milton Martins, pediram explicação sobre os serviços de Oncologia do Hospital, bem como o não atendimento de algumas especialidades, como o da Hematologia.

Representando a administração do hospital, participaram: o diretor geral, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Neto, o diretor administrativo-financeiro, Bruno Cardoso Reis, a coordenadora da Oncologia, Tamara Figueiredo, a advogada, Dra. Katia Rocha e o coordenador de captação de recursos sr. Nilo Antônio de Oliveira Campos. Do conselho administrativo do Hospital, participaram: o presidente, Heber Henrique Campos Moreira, o vice-presidente, Ivan Viana Alves, e os conselheiros, Adélio Araújo de Faria, Acil José de Gouveia, Padre José Roberto Filho.

Na ocasião, os representantes do Hospital explicaram que o serviço de oncologia clínica do HNSG continua atendendo normalmente todos os casos de câncer para o qual é habilitado. E o que aconteceu foi uma mudança ocorrida no atendimento aos pacientes para os quais não há credenciamento, dentre os quais a hematologia.

Explicaram também que os custos com os tratamentos dos pacientes cujo o HNSG não é credenciado e que configuram casos de extrapolamentos , não são pagos pelo Governo de Minas Gerais desde 2016 e, levando em consideração a atual situação econômica em que se encontra o HNSG, a prestação do serviço sem ressarcimento do Governo ficou inviável. Os gestores do Hospital afirmaram, ainda, que nenhum paciente em tratamento está sendo desassistido até que o mesmo esteja acolhido em nova instituição.

 

Participaram também representantes do Conselho Municipal de Saúde, pacientes e parentes de pacientes da Oncologia, que cobraram uma atitude dos gestores municipais para que este tratamento volte a ser ofertado pelo HNSG – que afirma ter condições de voltar a ofertar estes tratamentos caso consiga subsídio financeiro. O vereador Marcelo Cooperseltta também me mostrou preocupado com a situação da saúde municipal.

Presente na reunião, o secretário municipal de saúde, Magnus Eduardo Oliveira da Silva, explicou que é necessário um esforço conjunto entre todos os municípios atendidos pelo HNSG para conseguirem o repasse de verba para viabilizar os serviços.

O presidente da Comissão, vereador Gilson Liboreiro, solicitou o envio de ofício para que todos os representantes municipais – prefeitos e secretarias de saúde dos 35 municípios para levantamento de subsídio de repasse ao Hospital.

 

Qualquer dúvida e/ou outras informações, estou à disposição.

Atenciosamente,

Sobre o autor

COMENTÁRIOS