5 mitos e verdades sobre clareamento dental que você precisa saber

5 mitos e verdades sobre clareamento dental que você precisa saber

Seus dentes podem não ser naturalmente bem branquinhos, mas muita gente acredita que, fazendo clareamento dental, consegue alcançar um sorriso perfeito. Devido aos hábitos alimentares e ao envelhecimento, os dentes tendem a ficar mais amarelados e manchados. O clareamento se torna a melhor opção nestes casos. Antes de tomar qualquer atitude é importante esclarecer qualquer dúvida sobre a técnica. As dentistas Morgana F. Gonçalves eWalquíria R. Cristelli listaram alguns mitos e verdades deste tratamento que você precisa saber.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL?

Mito. Todo paciente, a princípio, pode se submeter ao clareamento. Porém, temos algumas contraindicações que valem ser lembradas. O branqueamento não deve ser realizado em gestantes e lactantes, pessoas com restaurações extensas, pacientes com sensibilidade dentária, irritação gengival severa, fumantes de longa data e pacientes com condições pré-cancerígenas. Por isso, a avaliação de cada caso, é de extrema importância.

O CLAREAMENTO FEITO NO CONSULTÓRIO É MAIS EFICAZ?

Parcialmente verdade. Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens. O tratamento no consultório produz resultados rápidos, porém exige que o paciente compareça as consultas para obtenção do resultado ideal. O clareamento de moldeiras apresenta resultados mais estáveis, porém mais lentos. A associação das técnicas combina o melhor dos dois procedimentos com um ganho de tempo e aumento da segurança, aliando as vantagens do tratamento no consultório com o de moldeiras.

QUEM FAZ CLAREAMENTO DEVE EVITAR CERTOS ALIMENTOS?

Verdade. Devemos evitar o uso ou ingestão de algumas substâncias, principalmente durante o tratamento branqueador. Vale destacar os alimentos com forte coloração como beterraba, chocolates e algumas bebidas como café e refrigerantes. Maus hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas com pigmentação também não são bem-vindos durante o tratamento.

O CLAREAMENTO DENTAL SENSIBILIZA OS DENTES?

Mito. O aumento da sensibilidade dental pode até acontecer durante o processo, principalmente com relação a coisas frias. Mas, atualmente, o gel clareador utilizado nos tratamentos possui agentes que minimizam a sensibilidade. E ainda assim, caso ocorra desconforto, a Odontologia hoje possui ótimas terapias dessensibilizantes que produzem excelentes e rápidos resultados.

O CLAREAMENTO DENTAL PODE DURAR ANOS?

Verdade. Porém, isso vai depender muito do comprometimento e dos hábitos do paciente. Devido ao envelhecimento natural da pessoa, dos alimentos e bebidas que consome, e até mesmo dos remédios ingeridos, novas manchas podem surgir com o passar dos anos, alterando a cor obtida no clareamento realizado. Contudo, um reforço do branqueamento resolve facilmente essas alterações de cor.

Morgana F. Gonçalves / Walquíria R.Cristelli
Cirurgiãs dentistas

 

A dentista Morgana F. Gonçalves é Endodontista pela São Leopoldo Mandic, pós-graduanda em Clínica integrada (Prótese/Dentistica/Periodontia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e formada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

A dentista Walquíria R. Cristelli é pós-graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ortodontia Interceptativa/Ortopedia facial, pós-graduanda em Próteses Removíveis, e formada em Odontologia na 148º turma da UFMG.

 Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Venha nos visitar no Instagram, no @mwodontologia .

Contato: MW ODONTOLOGIA – (31)37768321(31)980461946.

Endereço: Rua Dr. Pedro Luiz, 210. Sala 704. Edifício Liberal. Centro. Sete Lagoas- MG

Sobre o autor

COMENTÁRIOS