Metropolionline

Projeto de Lei do deputado Douglas Melo propõe “botão do pânico” nas escolas por falta de segurança

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o projeto de lei 587/2019, de autoria do deputado estadual Douglas Melo que prevê a instalação de um dispositivo de segurança nas escolas municipais, estaduais e na rede privada em Minas. O sistema funcionaria como um alarme interligando as centrais da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Na última semana, o Governo de Minas anunciou que pretende romper o contrato com a empresa de segurança que mantém mais de 200 vigilantes em escolas do Estado.

De acordo com Douglas Melo, a proposta do projeto de lei é atuar em conjunto com os vigilantes, para que eles possam alertar a polícia em caso de perigo. “Em caso de alerta quem está treinado e preparado para atuar é a Polícia. Os vigilantes seriam quem pudesse acionar o sistema para que as autoridades competentes pudessem chegar ao local com mais rapidez. Vimos isso no último episódio em Suzano. A chegada rápida da Polícia Militar evitou uma tragédia ainda maior”, explica o deputado.

O projeto prevê que o dispositivo seja instalado em locais estratégicos dentro das unidades escolares, a ser definido de acordo com cada particularidade. A matéria ainda diz que, após instalado o dispositivo, sejam realizados treinamentos e palestras para alunos e servidores por profissionais especializados.

Segundo Douglas Melo, a proposta do projeto vai muito além da decisão do Governo.

“Sabemos que o número de vigilantes é insuficiente, e eles ainda tem que zelar pelo patrimônio público, eles seriam fundamentais na execução do projeto e no acionamento do dispositivo”, afirmou Melo.

Por Ascom Deputado Douglas Melo