Projeto de Lei do deputado Douglas Melo propõe “botão do pânico” nas escolas por falta de segurança

Projeto de Lei do deputado Douglas Melo propõe “botão do pânico” nas escolas por falta de segurança

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o projeto de lei 587/2019, de autoria do deputado estadual Douglas Melo que prevê a instalação de um dispositivo de segurança nas escolas municipais, estaduais e na rede privada em Minas. O sistema funcionaria como um alarme interligando as centrais da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Na última semana, o Governo de Minas anunciou que pretende romper o contrato com a empresa de segurança que mantém mais de 200 vigilantes em escolas do Estado.

De acordo com Douglas Melo, a proposta do projeto de lei é atuar em conjunto com os vigilantes, para que eles possam alertar a polícia em caso de perigo. “Em caso de alerta quem está treinado e preparado para atuar é a Polícia. Os vigilantes seriam quem pudesse acionar o sistema para que as autoridades competentes pudessem chegar ao local com mais rapidez. Vimos isso no último episódio em Suzano. A chegada rápida da Polícia Militar evitou uma tragédia ainda maior”, explica o deputado.

O projeto prevê que o dispositivo seja instalado em locais estratégicos dentro das unidades escolares, a ser definido de acordo com cada particularidade. A matéria ainda diz que, após instalado o dispositivo, sejam realizados treinamentos e palestras para alunos e servidores por profissionais especializados.

Segundo Douglas Melo, a proposta do projeto vai muito além da decisão do Governo.

“Sabemos que o número de vigilantes é insuficiente, e eles ainda tem que zelar pelo patrimônio público, eles seriam fundamentais na execução do projeto e no acionamento do dispositivo”, afirmou Melo.

Por Ascom Deputado Douglas Melo

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS