Dia do Fotógrafo: homenagem aos profissionais que transformam um segundo em eternidade
Você sabia que no dia 8 de janeiro se comemora o Dia do Fotógrafo? Nesta data, celebramos o talento dos profissionais capazes de, em uma fração de segundo, captarem a essência de um momento e torná-lo inesquecível. Nada mais justo que homenagear a sensibilidade de quem domina a arte de fotografar.
É difícil imaginar um mundo sem fotógrafos, não é? Se você parar para refletir, em todos os grandes momentos de nossas vidas, como o primeiro aniversário, a festa de 15 anos, a formatura e o próprio casamento, tivemos a ajuda de um talentoso profissional da imagem para eternizar essas lembranças comoventes.
Fotografia é arte. Seja por um viés conceitual ou documental, a foto retrata histórias e reflete a realidade sob o olhar do fotógrafo. Para garantir cliques memoráveis, os profissionais da área precisam dominar uma série de conhecimentos técnicos e visionários, conservando uma atenção apurada em relação a detalhes que, para muitas pessoas, passam despercebidos.
Você também ama fotografia? Então confira, abaixo, mais algumas curiosidades sobre o Dia do Fotógrafo e, de bônus, algumas dicas para elevar seus cliques a um patamar profissional!
O que está por trás do Dia do Fotógrafo?
A data 8 de janeiro foi escolhida como o Dia do Fotógrafo por um motivo simples: foi quando o primeiro protótipo de uma câmera fotográfica chegou em solo brasileiro, no ano de 1840. Essa primeira versão de uma máquina se chamava Daguerreótipo (sim, um nome bem estranho!), batizada a partir de seu inventor: o francês Louis Jacques Mandé Daguérre.
Considerada a primeira câmera fotográfica da história, a invenção de Daguérre foi apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. Vale contextualizar que, por conta dessa data, o Dia Mundial da Fotografia a nível global é celebrado em agosto – e não é o mesmo que o Dia do Fotógrafo no Brasil.
A história aponta que a pessoa responsável por trazer a invenção do francês ao Brasil foi o abade Louis Compte. Ele teria apresentado a novidade ao Imperador D. Pedro II que, claro, teria adorado o “brinquedo”!
Voltando ao presente – dias atuais: quem são, afinal, os homenageados do dia 8 de janeiro? Basicamente, todas as pessoas que fazem da fotografia uma profissão: tanto as que atuam na área de fotografia publicitária e do fotojornalismo, quanto as dedicadas a fotografias da natureza, retratos e mercado cinematográfico, por exemplo.
O registro fotográfico tem um enorme poder. Ele é capaz de denunciar, informar, nos fazer chorar de alegria ou tristeza e, até mesmo, mudar vidas. Por isso, deixamos registrado aqui nosso desejo: vida longa aos fotógrafos!
Como fotografar como um profissional?
Se você adora fotografia, mas ainda está na categoria amadora, aproveitamos o Dia do Fotógrafo para compartilhar cinco dicas essenciais que vão elevar seu talento ao próximo nível. Veja:
1. Desenvolva um olhar apurado. Comece a buscar inspiração nas coisas mais simples, nas sutilezas, nos detalhes.
2. Aprenda como explorar a iluminação. Ela é o principal recurso da fotografia!
3. Utilize um tripé para trazer mais estabilidade às suas imagens e aumentar suas possibilidades de enquadramento.
4. Domine a câmera e estude as noções básicas de fotografia: quando você entender conceitos como diafragma e obturador, um universo de possibilidades se abrirá para que você conquiste cliques incríveis.
Fotógrafos, parabéns pelo seu dia!