Metropolionline

Acompanhamento do desenvolvimento infantil foi tema do Fórum Perinatal de novembro

Foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde mais um encontro do Fórum Perinatal de Sete Lagoas e municípios vizinhos. O encontro que foi realizado na Casa da Cultura, contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde.

A reunião foi ministrada pela Médica Pediatra do CEAE, Marília de Oliveira e Silva, e contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais, entre médicos generalistas, enfermeiros e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O tema abordado no encontro foi a importância da Atenção Básica no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Foram abordados aspectos importantes no acompanhamento das crianças nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Centros de Saúde, como marcos no desenvolvimento (cérebro, perímetro cefálico, peso e estatura), puericultura moderna, periodicidade de consultas, abordagem mínima e ficha de acompanhamento de desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.

“Foram realizados estudos de dois casos para um melhor entendimento da teoria e prática. Os profissionais puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões para uma melhor condução no acompanhamento destas crianças por parte da Atenção Primária à Saúde”, explica Nathália Trombini, Gerente da Regional Lagoa Paulino e Membro do Grupo Condutor da Rede Cegonha e Comitê de Óbito Materno, Fetal e Iinfantil de Sete Lagoas.

A Gerente Operacional da Regional Lagoa Grande I, Priscila Emanuelle Soares Cardoso, contou sobre a experiência adquirida com a participação no fórum. “O Fórum deste mês foi um momento de muito aprendizado, os estudos de caso discutidos servirão de experiência na prática diária das unidades de saúde”.