Quando e por que contratar um Designer de Ambientes?

Quando e por que contratar um Designer de Ambientes?

O planejamento é o melhor investimento.”

Primeiramente deve-se entender o que é o Design de Ambientes e o que faz um profissional que atua nessa área.

O que é?

Entende-se que o Design de Ambientes é a estratégia usada para desenvolver projetos de espaços, sejam eles internos ou externos, visando atender às necessidades dos usuários, levando em consideração a acessibilidade e a funcionalidade, assim como a estética.

O design de ambientes pode estar em praticamente todo lugar. Em residências, lojas de departamentos e/ou supermercados, numa agência de banco, empresa de cosméticos ou numa fábrica de cerveja, e até no interior de navios, iates e aviões. Está relacionado ao “universo” homem/espaço.

O que faz?

A atuação do profissional dessa área está vinculada em compreender as necessidades do cliente e as tarefas realizadas no espaço em questão, identificar o problema e resolvê-lo da melhor maneira. Diante disso, ele dispõe de ferramentas e estratégias para projetar, resultando em ambientes eficientes às demandas instituídas.

Pode ser contratado para realizar um projeto de fato, onde existe o detalhamento completo contendo um conceito, layout, elevações, medidas, espaçamentos, especificações, imagens de referência, imagens 3D, ou somente para uma consultoria, que consiste em visita local – ou à distância, dependendo da proposta – para diagnosticar um problema, detectando os pontos positivos e negativos do espaço, e então, indicar soluções de melhorias para seu uso adequado.

Motivos

Ao desejar uma reforma, ou tendo ela já iniciada, mas se vê perdido, o cliente tem como objetivo principal a contratação de um profissional que atenda aos seus requisitos e o ajude a chegar a uma solução eficaz.

O designer entende que cada projeto é único, uma vez que nem tudo que está catalogado em fotografias, exposto em lojas, compondo a casa de um amigo, etc., tem relação com o espaço a ser transformado. Tem-se como exemplo um estabelecimento que sendo do mesmo segmento, pode atender públicos completamente diferentes e por isso não deve possuir as mesmas demandas.

Porém, apesar de o auxílio do profissional ser de fundamental importância para que uma reforma seja realizada com sucesso, muitas vezes, existe o mito de que os custos de um projeto são fora da realidade de quem deseja contratar. Mas é bom realçar que a aquisição vale a pena, pois o cliente evita erros, uma vez que tudo é pensado exclusivamente para ele – dando ao profissional o máximo de informações, deixando claro tudo o que ele realmente deseja ou não, seu estilo de vida, a rotina desempenhada no local, suas dúvidas, para que daí sejam feitos levantamentos que fundamentem num projeto harmônico e que traduza seus ideais.

Além disso, um bom relacionamento com o profissional permite ao contratante negociar o orçamento inicial, mas é bom deixar claro que o preço pode variar de acordo com o que foi tratado na proposta comercial. Se o cliente opta por um valor mais baixo, ele está ciente e deve aceitar que nem tudo o que antes seria acordado, prevalece.

Vantagens

Existem algumas ferramentas de que o profissional dispõe na construção de um projeto ideal. O PLANEJAMENTO é a principal delas. Ele estuda, esquematiza, organiza e coordena, enquanto o cliente ganha tempo com outros afazeres que não estejam relacionados à sua obra em questão. O planejamento é o melhor investimento. O CONHECIMENTO e a CRIATIVIDADE que ele possui para chegar à uma solução favorável, unindo técnica e originalidade para criar espaços inovadores, buscando tendências de mercado sempre que possível, também beneficiam a elaboração do projeto. E para que a finalização do mesmo seja coerente, ele conta com a ajuda dos CONTATOS – outros profissionais que executarão o detalhamento descrito.

É bom deixar claro que ao investir em um projeto, em que o designer especifica desde acabamentos de revestimentos e tintas, até puxadores e algumas ferragens, qualquer alteração realizada por parte de terceiros (profissionais que vão executar o projeto), deve ser comunicada. Apesar de existirem variedades de produtos, e que o preço pode mudar de acordo com o fabricante, o designer visa a QUALIDADE do seu trabalho e um melhor resultado para seu cliente, por conhecer os materiais adequados à cada situação. Dentro disso, para não haver uma disparidade de custos, preza pela ECONOMIA: projeta com base em um orçamento pré-estabelecido e evita gastos desnecessários na obra.

O designer muitas vezes enxerga além do que o próprio cliente quer passar. Escolhe o melhor uso para o espaço, setorizando as atividades lá efetivadas, levando em consideração a praticidade, ergonomia, segurança e beleza.

Então ao contratar um profissional dessa área, o cliente não só economiza, pensando no custo benefício de um projeto, como também usufrui de um espaço com IDENTIDADE e que lhe proporcione BEM ESTAR – resultado de um lugar harmônico e funcional.

Lívia Pena é Designer de Ambientes, proprietária do escritório Âmago- Design de Ambientes.
Foto por: Tonymar Ramos.

 

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