Circuito das Grutas promove oficinas com o objetivo de inserir e atualizar informações dos municípios que compõem a região

Circuito das Grutas promove oficinas com o objetivo de inserir e atualizar informações dos municípios que compõem a região
Com o objetivo de atualizar informações dos municípios que compõem a região do Circuito das Grutas, a vice-presidente da entidade, Mariela França, ministrou esta semana oficinas com representantes das cidades associadas no sistema Invitur – inventário turístico desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo. “Todos os municípios levantaram informações institucionais, turísticas, culturais, seus atrativos e patrimônio histórico, incluindo gastronomia e artesanato, além de toda a cadeia de apoio ao turismo”, comentou Mariela França.
As oficinas microrregionais foram realizadas em Caetanópolis na quarta-feira, 4, com representantes de Caetanópolis, Paraopeba e Cordisburgo, em Sete Lagoas na quinta-feira, 5, com representantes de Sete Lagoas, Jequitibá, Capim Branco e Funilândia, e nesta sexta-feira, 6, em Pedro Leopoldo, com representantes de Pedro Leopoldo, Vespasiano, Lagoa Santa e Baldim. Essas oficinas, segundo a vice-presidente do Circuito das Grutas, têm o objetivo de orientar os municípios no preenchimento do inventário turístico no site minasgerais.com.br. “Antes esse inventário era feito no papel e enviávamos as informações para a Secretaria de Estado. Agora ele é feito online”, explica.
Além de estatístico, com as informações dos municípios pertencentes a algum circuito turístico, essa versão tem um objetivo mercadológico, atraindo turistas para o que cada região tem de interessante. “É também um pré-requisito para que os municípios se mantenham no Mapa do Turismo Brasileiro, uma exigência do Ministério do Turismo, garantindo que cada município cumpra os critérios da política de regionalização turística, fazendo com que o turismo aconteça de forma regionalizada”, garante Mariela França.
Parceria
O Circuito, em parceria com o Sebrae de Sete Lagoas, realizou ainda na última terça-feira, 3, em Lagoa Santa, uma reunião para o lançamento do Programa da Cultura da Cooperação no segmento de hotelaria da região do Vetor Sul do Circuito das Grutas, que comporta os municípios de Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Capim Branco e Funilândia. “Em Sete Lagoas este programa já foi realizado no ano passado com os municípios do Vetor Norte, sendo responsável pela constituição da Associação de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e Região (Grupo Uai). Estamos captando empresários do ramo da hotelaria para realizar essa capacitação”, conclui Mariela França.
Da redação com Ascom.
Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS