Metropolionline

Douglas Melo visita as obras da igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Jequitibá

Deputado e secretário de estado visitam obra da igreja de Jequitibá. Foto por Laila Gusmão.

As obras da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que fica na cidade de Jequitibá, estão bastante adiantadas e na tarde da última terça-feira (12) recebeu a visita do deputado Douglas Melo e do secretário de Estado de Cultura Ângelo Oswaldo. Eles foram acompanhar o andamento da restauração da Igreja juntamente com o prefeito Humberto Reis, vereadores e personalidades da vida cultural de Jequitibá.

A igreja, Monumento Tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais), foi construída por bandeirantes no século XVIII e chegou a correr o sério risco de desabamento. Grande parte da deterioração da estrutura se deu em decorrência de uma enchente no rio das Velhas no ano de 1997. O desastre quase destruiu a Matriz e causou danos em toda a cidade.

Da esquerda para a direita.: Historiador Pedro Henrique, jornalista Marcílio Maran, prefeito Humberto Reis, secretário de estado de cultura Angelo Oswaldo, deputado Douglas Melo, vereadores Dilson Rezende e Clovis Saturnino. Foto: Laila Gusmão.

No ano de 2015, o deputado Douglas Melo solicitou a reforma da igreja diretamente ao secretário de estado de cultura e à presidente do IEPHA, Michele Arroyo. Através da intervenção do parlamentar, o governo do estado liberou aproximadamente 1,5 milhão de reais para a restauração da igreja.

“Esta obra resgata a autoestima e o orgulho dos cidadãos de Jequitibá e de toda região, que sempre tiveram a igreja como referência histórica cultural. Para mim é muito gratificante poder ajudar na restauração desse importante monumento”, afirma Douglas.

A primeira etapa da reforma, da parte estrutural do edifício, já está em andamento e tem previsão de término para o final deste ano. A próxima fase será a restauração arquitetônica e artística da igreja, visando os ornamentos, o altar e as imagens. Em breve, a Matriz do Santíssimo Sacramento será entregue novamente à comunidade.

Da redação com Ascom.