Douglas Melo visita as obras da igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Jequitibá

Douglas Melo visita as obras da igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Jequitibá

As obras da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que fica na cidade de Jequitibá, estão bastante adiantadas e na tarde da última terça-feira (12) recebeu a visita do deputado Douglas Melo e do secretário de Estado de Cultura Ângelo Oswaldo. Eles foram acompanhar o andamento da restauração da Igreja juntamente com o prefeito Humberto Reis, vereadores e personalidades da vida cultural de Jequitibá.

A igreja, Monumento Tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais), foi construída por bandeirantes no século XVIII e chegou a correr o sério risco de desabamento. Grande parte da deterioração da estrutura se deu em decorrência de uma enchente no rio das Velhas no ano de 1997. O desastre quase destruiu a Matriz e causou danos em toda a cidade.

Da esquerda para a direita.: Historiador Pedro Henrique, jornalista Marcílio Maran, prefeito Humberto Reis, secretário de estado de cultura Angelo Oswaldo, deputado Douglas Melo, vereadores Dilson Rezende e Clovis Saturnino. Foto: Laila Gusmão.

No ano de 2015, o deputado Douglas Melo solicitou a reforma da igreja diretamente ao secretário de estado de cultura e à presidente do IEPHA, Michele Arroyo. Através da intervenção do parlamentar, o governo do estado liberou aproximadamente 1,5 milhão de reais para a restauração da igreja.

“Esta obra resgata a autoestima e o orgulho dos cidadãos de Jequitibá e de toda região, que sempre tiveram a igreja como referência histórica cultural. Para mim é muito gratificante poder ajudar na restauração desse importante monumento”, afirma Douglas.

A primeira etapa da reforma, da parte estrutural do edifício, já está em andamento e tem previsão de término para o final deste ano. A próxima fase será a restauração arquitetônica e artística da igreja, visando os ornamentos, o altar e as imagens. Em breve, a Matriz do Santíssimo Sacramento será entregue novamente à comunidade.

Da redação com Ascom.

Categories: Cidades, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS