Sete Lagoas: Município comemora aniversário com entrega da Grande Medalha de Mérito

Sete Lagoas: Município comemora aniversário com entrega da Grande Medalha de Mérito

Nesta quinta-feira (24 de novembro), dia da celebração dos 149 da cidade de Sete Lagoas, foi realizada, às 10 horas, no gabinete do prefeito Marcio Reinaldo, a solenidade de entrega da “Grande Medalha de Mérito Cidade de Sete Lagoas” à importantes personalidades. O prefeito Marcio Reinaldo realizou a entrega da Medalha aos agraciados, enquanto o vice-prefeito Dr. Ronaldo João fez a entrega do Diploma.

Também compuseram a mesa principal durante o evento: o vice-prefeito Dr. Ronaldo João, os vereadores Euro Andrade, Carol Canabrava e Márcio Paulino, a delegada regional de Segurança Pública, Mariza Andrade, o comandante da 14ª Região da Polícia Militar, coronel Elton Araújo Victor Ícaro Gonçalves de Carvalho e o secretário da “Medalha”, Carlos Alberto de Andrade.

Sete Lagoas obteve desenvolvimento crescente até os dias de hoje, com uma administração que veio garantir grandes obras em prol de seu povo, garantindo instalação de indústrias de alto potencial e serviços de qualidade.  A “Grande Medalha de Mérito Cidade de Sete Lagoas” trata-se de uma grande e importante homenagem às pessoas que realizam relevantes serviços ao município de Sete Lagoas e levam com orgulho o nome de nossa cidade.

A fundação de Sete Lagoas data do tempo da febre do ouro, quando os Bandeirantes se desbravavam os sertões. Por volta de 1667, chegaram às terras do município os primeiros europeus, componentes da Bandeira de Fernão Dias. Naquele tempo, receber do Rei o título de Barão, Marquês, Conde ou Duque era a maior honraria que se podia alcançar. Assim aconteceu com Fernão Dias Paes Leme: o Governador das Esmeraldas.

Em 1677, já com 60 anos, Fernão ainda quis descobrir esmeraldas para o Rei de Portugal. Saiu de São Paulo e cruzou as terras de Minas Gerais até o Grão Mogol. Ao meio da jornada, internou-se pelos arredores na expectativa de descobrir alguma novidade que lhe fosse útil e ao Rei de Portugal. Foi então que encontrou em um serrote das “Sete Lagoas”, um minério argentífero de singular beleza. Presume-se que o serrote a que se referem vários historiadores seja a Lapa do Chumbo, da Fazenda das Melancias e que foi pesquisado por vários mineralogistas, inclusive pelo engenheiro Dr. Teófilo Benedito Otoni, nome estreitamente ligado aos acontecimentos que marcaram a vida desta comunidade nos primeiros lustros deste século.

O vereador Euro Andrade ressaltou a grande honra em ver pessoas ilustres serem homenageadas. “Sabemos o valor de todos! Sete Lagoas é privilegiada por ter essas pessoas maravilhosas e despojadas! ”, exclamou. Também a vereadora Carol Canabrava afirmou o privilégio de caminhar ao lado do prefeito Marcio Reinaldo que sempre teve a missão de fazer por Sete Lagoas. “Essa é a nossa cidade! Aqui nascemos e criamos nossas famílias. Viva Sete Lagoas! ”, felicitou.

Já o homenageado Mauro Bomfim ao falar do prefeito Marcio Reinaldo, o definiu como um “homem cartesiano”, relembrando o filósofo René Descartes que escreveu o método. “Assim é Marcio Reinaldo no desenvolvimento de seu trabalho. Deus, o arquiteto do Universo, premiou essa cidade com belezas naturais: a Gruta Rei do Mato, a Serra de Santa Helena e as monumentais Lagoas. ”, enfatizou.

Por sua vez, o prefeito Marcio Reinaldo enfatizou a comemoração do aniversário de emancipação com a entrega da “Grande Medalha de Mérito Cidade de Sete Lagoas” que é nascida para o alto, “depositária de nossa fé, alvo permanente de nosso trabalho”. E continuou: “Nesse encontro festivo e de homenagens, queremos enaltecer aqueles que devotaram o melhor da sua capacidade. Empregaram a versatilidade de seu engenho e exercitaram o poder realizador da sua competência para apoiar o município nas suas reivindicações e iniciativas, colaborando com a administração na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a liberdade na alquimia da inteligência e da constatação transforma-se em realização. Sete Lagoas reverencia a esses homens e mulheres que fazem presentes nessa celebração de aniversário, já ostentando em seu peito a ‘Medalha do Mérito do Município’… Essa comenda corporifica e quer representar o reconhecimento de nossos conterrâneos pelo que esses cidadãos fizeram por essa terra. Agraciados com a ‘Medalha do Mérito do Município’ nós os saudamos em nome de Sete Lagoas. E viva Sete Lagoas! ”, congratulou.

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS