Os últimos sinais dos números mostram um pequeno ânimo na economia nacional. Ainda sem uma perspectiva de crescimento real do Brasil, muitos empresários se veem em uma situação de risco. A Administração de Empresas fornece uma série de alternativas, mas o Direito, junto com as suas leis, também pode ser uma poderosa ferramenta para conter os riscos em tempos de instabilidade econômica.
É justamente esse o objetivo do tema “Recuperação Judicial e Falência das Empresas: Estratégias jurídicas para a superação de crises econômicas nas empresas”, um dos sete cursos de curta duração ofertados em setembro pelo Unifemm Business School (UBS). As aulas acontecem nos dias 10, 17 e 24 de setembro, sempre aos sábados, de 08h ao meio dia, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas, no centro da cidade.
O curso é voltado não só para os advogados das grandes empresas. “Ele é direcionado também para administradores e empresários, pois o conteúdo programático tem um caráter interdisciplinar e será tratado de uma forma acessível a todos estes profissionais”, observa Luiz Felipe Ribeiro Rodrigues, Mestre em Direito de Empresas, coordenador do curso e professor do UNIFEMM.
Entre os principais tópicos abordados durante o curso estão as estruturas jurídicas de uma empresa, a análise dos contratos, os modelos legais e as medidas jurídicas para o empresário enfrentar a crise econômica. Em casos extremos, ainda há temas como a falência, a Recuperação Judicial e Extra Judicial. “Muitos desses temas são desconhecidos pelos pequenos e médios empresários, que tem um peso fundamental na economia do país. Por isso, a importância desse curso, para fornecer ferramentas para os empreendedores, administradores e advogados”, avalia Luiz Felipe Rodrigues.
Quando bem utilizado, o Direito pode amenizar os riscos ao realizar um planejamento jurídico adequado à realidade do seu negócio. Com isso, o empresário pode escolher da melhor forma o modelo de tributação mais adequado à empresa e ainda ter uma atenção especial às cláusulas nos contratos. “ Já em um cenário de crise o empresário/empreendedor pode se valer de medidas de reorganização da empresa, como por exemplo, a alteração do tipo societário, a realização de parcerias, o parcelamento de débitos, e, por fim, o requerimento da recuperação judicial se estiverem preenchidos os requisitos previstos na lei”, explica o coordenador do curso.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.ubs.unifemm.edu.br. Alunos e ex-alunos do UNIFEMM e associados da ACI tem 20% de desconto no valor do investimento.