E a pandemia, acabou ?

E a pandemia, acabou ?

A partir do mês de abril deste ano o uso das máscaras em locais fechados deixou de ser obrigatório em Sete Lagoas. Salvo em locais pré-determinados .O uso da proteção  passou a ser facultativo  desde o dia 12/4. A decisão foi tomada após grande queda de índices de contaminações na cidade e ao avanço da  vacinação.
Não há óbitos registrados desde 9 de abril. A taxa de ocupação de leitos UTI (SUS e particular) segue em 10%.


A regra continua em vigor no transporte coletivo, estabelecimentos de saúde, tanto da rede pública quanto  privada, e para profissionais que manuseiam alimentos em restaurantes e similares.  As normativas  determinam que estabelecimentos comerciais disponibilizem álcool 70% para higienização das mãos de colaboradores e clientes e a utilização de máscara continua obrigatória para pessoas sintomáticas, ou que tenham testado positivo para a Covid-19 e quem tenha contato com eles. Recomenda-se que portadores de comorbidades também usem a proteção.

A vida  vai voltando à sua normalidade . O comércio esta a todo vapor, os eventos voltaram a ser organizados e a vida segue seu fluxo. Não é raro encontrar pessoas que se recusem a usar a máscara, mesmo nos locais em que são determinados . Mas será que a pandemia acabou ? Precisamos levantar alguns pontos. 


Nesta época do ano,  com a chegada de frentes frias  à região Sudeste do país, os termômetros têm marcado temperaturas muito baixas . E com isso cresce o número de pessoas com sintomas gripais . Por isso, é necessário atentar aos cuidados, manter o cartão de vacinação em dia e fazer o uso de máscara caso apresente sintomas gripais . E claro, evitar aglomerações. Além disso, é preciso atentar ao fato de que a PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU . Os cuidados de prevenção precisam continuar sendo seguidos. Embora o uso de máscara em locais fechados não seja obrigatório, neste momento, os órgãos de saúde recomendam o seu uso. É também muito importante concluir o ciclo de imunização com a vacina contra o covid19.


VACINAÇÃO EM SETE LAGOAS ATÉ O MOMENTO


A 1ª dose da vacina contra a Covid já foi aplicada em 185.907 adultos e a 2ª dose em 176.974. Até o momento foram 5.906 aplicações de 1ª dose da Janssen, 14.569 crianças com 1ª dose e 7.979 com 2ª dose, com 84,6% da população com 1ª dose e 75,8% com 2ª dose, considerando 243.950 habitantes, segundo o IBGE/2021. Já a 1ª dose de reforço foi aplicada em 101.987 pessoas, 54,4% da população autorizada a tomar o reforço (187.509 pessoas). A 2ª dose de reforço foi aplicada em 5.619 pessoas. Ao todo, 498.941 doses já foram aplicadas.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS