Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos

Em 2014, Lex Bayer e John Fidgor, autores de “Atheist Heart, Humanist Mind”, do português, “Mente ateu, coração humanista”, reuniram uma lista de dez “não mandamentos” que todos os ateus, segundo eles, deveriam ter em mente.

Comumente, pressupõe-se mandamentos controversos às leis divinas e a priori, assim como “O Zaratustra” de Nietzsche ou quem sabe “O Deus” de Spinoza, algo mundano, profano e herege, mas que, ao aprofundarmos nos conecta a princípios cristãos.

Abrir a mente, viver a verdade, assumir responsabilidades e usar o método científico principalmente, são alguns dos denominados “não mandamentos” para céticos reunidos pelos dois autores.

O livro procurou responder a pergunta: “Ok, não acredita em Deus. E agora?”. Essa questão, os autores consideraram essencial para os 45 milhões de norte-americanos que se reconheceram não religiosos. A maioria dos livros para ateus frisa acreditar ou não em Deus e eles queriam focar na questão, “E agora, o que se segue?”.

Decerto, muitos psicanalistas, deparam na jornada da profissão com tal questionamento. Adolescentes, bem mais que em tempos remotos, confrontam educadores com perguntas símiles, hora pelo confrontar, hora pela curiosidade e às vezes porque já se veem com tendências ou mesmo seguindo vias heterodoxas. Os supostos “antimandamentos” são respostas às perguntas anteriores e servem como orientação para professores, pais, analistas, tendo os alunos, filhos e analisandos, o direito de serem conduzidos segundo tais prerrogativas.

Os dois autores criaram a lista de dez ensinamentos e convidaram os leitores a criarem, cada um a sua, através de uma votação on line. Participaram do concurso cerca de 2.800 pessoas, de 18 países diferentes, concorrendo a uma recompensa de 10 mil dólares pela valiosa contribuição. As dez melhores foram selecionadas por um júri e anunciadas posteriormente. O resultado foi surpreendente!

Mesmo com a ausência de fé, os escolhidos transpareceram um grande sentimento de altruísmo e uma crença profunda na humanidade. De acordo com Bayer, os seres humanos estão “programados” para sentirem compaixão, o que significa que são capazes de fazer boas ações e de serem cidadãos preocupados e produtivos, sem necessariamente responder às leis ditadas por religiões específicas.

Seguindo a ordem dos mais votados, seguem-se os dez “não mandamentos” eleitos, para espanto de um mundo religioso:

  1. Tenha uma mente aberta e esteja disposto a alterar as suas crenças perante uma nova evidência.
  2. Tente compreender a verdade em vez de acreditar no que gostaria que fosse verdade.
  3. O método científico é a melhor maneira de compreender o mundo natural.
  4. Cada pessoa tem o direito de controlar o seu próprio corpo.
  5. Deus não significa necessariamente ser uma boa pessoa ou viver uma vida repleta de sentido.
  6. Tenha consciência das consequências de todas as suas ações e que deve assumir as responsabilidades.
  7. Trate os outros como quer que tratem a si. Pense da perspectiva dos outros.
  8. Temos a responsabilidade de pensar nos outros, incluindo as gerações futuras.
  9. Não existe uma maneira certa de viver.
  10. Torne o mundo um lugar melhor.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS