Pilates e Microfisioterapia Aliadas do seu bem estar

Pilates e  Microfisioterapia  Aliadas do seu bem estar

Os cuidados com o corpo e a mente são essenciais.  Quando não é possível prevenir, é preciso tratar. Na área da fisioterapia o pilates e a microfiosetarapia têm sido grandes aliadas na saúde e bem estar dos pacientes. A Fisioterapeuta. Instrutora de Pilates, Michelly Tavares explica abaixo como funciona cada técnica.

Conheça mais e saiba qual é o mais indicado para você.
Os benefícios do pilates são diversos, tanto para o corpo, quanto para a mente .  Pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapêutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Então cada pessoa precisa  ser avaliada individualmente.  

  • A frequência ideal para os exercícios do método Pilates é de 3 vezes por semana, assim você pode deixar seu corpo descansar e ainda manter o estímulo em uma boa frequência de exercícios semanais.
  • Você sabia que o pilates pode ser praticado em casa ?
  • Isso é possível graças ao método Mat Pilates, também conhecido como Pilates Solo. Ele se utiliza do próprio peso do corpo do praticante para a realização das atividades, ou seja, dispensa o uso de aparelhos de pilates. Há diversos exercícios para quem quer fazer pilates em casa, contudo é preciso ter muito cuidado ao executar os movimentos, para que você não acabe saindo da prática com uma lesão. Além disso, se possível, procure acompanhamento profissional, para acompanhamento on-line.

No Pilates, existem seis princípios: concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez. Os princípios garantem que o Pilates seja executado de forma direcionada e eficiente. Respeitando-os, o praticante consegue alcançar todos os benefícios do método. 
CONCENTRAÇÃO: Faz com que você realize os movimentos com atenção, com o devido controle visual, inclusive durante a transição entre um exercício e outro. 


CENTRALIZAÇÃO: Você a usa quando aciona o Power House, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna, uma postura mais correta e estável.


PRECISÃO: É a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução correta dos exercícios. Integra as funções tátil-cinestésicas, visuais, auditivas e proprioceptivas. A precisão dos movimentos nos exercícios leva o praticante a fazer diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima.


RESPIRAÇÃO: Esta é trabalhada em cada exercício com naturalidade, coordenada com os movimentos. Durante a aula, é possível sentir cada fase do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). Em exercícios mais básicos, como o The Hundred, sente-se mais a inspiração e a expiração. Já no Back Stroke, por exemplo, aplicam-se bem as quatro etapas. E toda essa dinâmica proporciona uma respiração mais correta, profunda, aumentando a capacidade pulmonar e ajudando a ficar mais protegido contra doenças respiratórias.


CONTROLE: Controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios. Como resultado, o praticante tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral, um melhor alinhamento do corpo e das articulações dos membros inferiores e superiores e uma maior coordenação dos movimentos. 


FLUIDEZ: Faz com que você vivencie com plenitude cada exercício do método. Ao executar os movimentos com fluidez, você se exercita com mais consciência e graciosidade, trabalhando muito a cognição, afetividade e autoconfiança.

Dá para praticar pilates em casa sem nenhuma dificuldade. Isso é possível graças ao método Mat Pilates, também conhecido como Pilates Solo. Ele se utiliza do próprio peso do corpo do praticante para a realização das atividades, ou seja, dispensa o uso de aparelhos de pilates. Há diversos exercícios para quem quer fazer pilates em casa, contudo é preciso ter muito cuidado ao executar os movimentos, para que você não acabe saindo da prática com uma lesão. Além disso, se possível, procure acompanhamento profissional, para acompanhamento on-line.

Criança pode e deve fazer Pilates! Por ser uma atividade física completa e lúdica para os “baixinhos”, o Pilates previne desde cedo os desvios da coluna, fortalecendo a musculatura e evitando lesões. Através da consciência corporal, a criança cria uma percepção maior da extensão do seu corpo, aumentado seu equilíbrio, simetria e postura. Um dos princípios do método, a respiração, vai trabalhar também a atenção e a concentração dos pequenos.

O Pilates pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapêutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Vai depender se for uma gestante por exemplo, vai depender se já praticava o método antes, ou do parecer do seu obstetra, se é uma gestação de risco ou não. Então cada pessoa, tem que ser avaliada individualmente.

Michelly Tavares é pioneira com a técnica de Microfisioterapia na cidade.

MICROFISIOTERAPIA

É um tipo de terapia manual desenvolvida por dois fisioterapeutas e osteopatas franceses, Daniel Grosjean e Patrice Benini, que tem por objetivo avaliar e trabalhar o corpo utilizando apenas as mãos e pequenos movimentos, sem o uso de qualquer tipo de equipamento.A Microfisioterapia é indicada para:
• Lesões traumáticas e esportivas;• Dores musculares e articulares;• Disfunções hormonais;
• Alergias e problemas de pele;
• Distúrbios de sono;
• Distúrbios somato-emocionais (depressão, pânico, ansiedade, etc.);
Entre outros.

Michelly Moreira Tavares Barbosa –  Fisioterapeuta. Instrutora de Pilates .


Atendimento: Espaço Próprio: Maria Ferreira Saraiva, 81, São Cristóvão 2
 Contato 31-37735286 /  31-99603-4802

Instagram: @michellytavaresfisio

Sobre o autor

COMENTÁRIOS