Algumas vezes escolhemos uma profissão, outras vezes, ela nos escolhe.
Esse é caso da Laísa Martins. Uma mulher que se encontrou na área da tatuagem. Sua dedicação é tanta que quando perguntamos como conciliar a vida pessoal com a carreira, ela responde que a profissão é a prioridade. Nem sempre é possivel conciliar, não é mesmo? Mas a resposta também é enfática ao dizer que mesmo após 16 horas de trabalho tudo vale a pena ao ter seu trabalho reconhecido.
” Eu sou tatuadora, não sei responder quando escolhi viver da arte, mas me lembro do exato momento em que percebi que a arte me escolheu.”
Uma mulher que sabe quem é e onde que chegar. Conheça mais desta mulher incrível na entrevista abaixo:
PERFIL
Laísa Martins
Tatuadora
Casada com o André Martins
O que te levou a escolher esta profissão?
Parece algo clichê, mas eu nunca escolhi a tatuagem, ela que me escolheu… Isso é algo que poucas pessoas sabem, mas o meu sonho desde criança era Odontologia.
O André, meu marido já atuava na área ha mais ou menos 4 anos e eu trabalhava no comércio aqui de Sete Lagoas.
Depois de quase dois anos e meio no meu antigo emprego eu me via estagnada, e queria queria pedir demissão e sem pensar muito disse que queria aprender a tatuar. Mas era apenas um pretexto para sair do meu antigo trabalho. E meu marido logo já super me apoiou .
Eu sempre tive contato com esse mundo da tatuagem, da arte, sonhava em ter nosso estúdio, mas nunca tinha pensado na hipótese de ser uma tatuadora.Então após pedir demissão comecei a fazer cursos na área da tatuagem e logo em seguida comecei a trabalhar em um estúdio de tatuagem.Em pouco tempo eu e o André abrimos nosso próprio estúdio. Que era algo que eu e ele sempre sonhamos.
Para você, qual a importância do trabalho que você desenvolve?
Pra mim o trabalho que faço vai além de fazer apenas um “risquinho”, eu já nem sei se eu realmente só faço tatuagem…
Pois sinto que muitas vezes, vou além.
Eu eternizo o amor, a saudade, as lembranças, elevo a autoestima das pessoas…
Cite uma grande conquista em sua vida.
Hoje sou muito grata a cada cliente que passa pelo meu estúdio, grata pelas pessoas que me acompanham e gostam do meu trabalho…
Por causa dessas pessoas hoje eu tenho muitas conquistas, mas a principal pra mim é o reconhecimento que tenho pelas pessoas. É uma sensação incrível quando, por exemplo, estou em um barzinho, e as pessoas vem a mim me elogiando, dizendo que gostam do meu trabalho, que sonham em tatuar comigo…
E isso sim, é uma grande conquista pra mim…
Ainda mais pelo fato que o meu marido também já era tatuador há mais tempo, já tinha nome na cidade e eu nunca quis que ninguém assimila-se o meu trabalho ao dele por causa do nosso relacionamento. Ter meu reconhecimento pelo meu trabalho era algo que eu sempre desejei…
E isso eu conquistei!
O que te motiva em sua profissão/ área de atuação ?
O que me motiva hoje é pode fazer parte da vida de pessoas que eu já mais poderia imaginar conhecer.
Eu mudo a vida das pessoas. Algumas ainda tem muito preconceito com tatuagem. Mas o que muitos não fazem ideia é que uma “simples tatuagem” eleva a auto estima das pessoas e eterniza histórias que vamos levar pra sempre com a gente. E isso é o que realmente me motiva…
Como você consegue conciliar a vida pessoal e profissional ?
Não é fácil conciliar . Na verdade a vida pessoal fica bem no segundo plano, faço o que dá quando eu posso… A vida profissional é minha prioridade.
Eu trabalho com tatuagem a mais ou menos 2 anos e meio e ha pouco tempo descobri que a única hora que não estou trabalhando é quando estou dormindo (rsrsrs).
Tem dias que eu sei que horas eu preciso chegar para trabalhar , mas a hora que vou embora só Deus sabe.
Tem dias que é uma jornada de trabalho de quase 16 hrs, as vezes não consigo almoçar, mas no fim eu sei que isso vale a pena…
Como você vê o crescimento exponencial das mulheres nos mais diversos segmentos da sociedade?
Vejo que cada dia mais nós mulheres estamos conquistando o nosso lugar, e isso é algo que admiro muito e acho necessário…
Já vemos diversas mulheres, em vários nichos diferentes se tornando muito bem sucedidas, conquistando o seu espaço, sua independência financeira tendo voz ativa…
Isso é realmente algo incrível que me trás muito orgulho!
Deixe uma mensagem para nossas leitoras.
Eu sou mais que uma máquina, agulha e tinta: eu farei parte da sua vida, todos os dias, quando elogiarem sua tattoo, quando perguntarem quem fez, onde fez.
Alguns dizem que Deus não se agrada do que eu faço, que meu trabalho é pecado… mas se Deus reprova o meu ganha pão, por que ele me abençoa tanto? Nunca deixando faltar nada e colocando na minha vida, as melhores pessoas: “Meus clientes”.
Eu sou tatuadora, meu papel é receber você e suas ideias, absorver, sonhar, visualizar, conectar e então, transferir pro papel, depois pra pele. Eu nem sei mais se realmente só faço tatuagem… Eu sinto que muitas vezes, vou além. Minhas mãos tem o poder de perpetuar muitas coisas ao mesmo tempo: o amor, a saudade, as lembranças e a sua experiência a partir do momento que você entra no meu ateliê.
Eu sou tatuadora, eu nunca vou julgar seus motivos, e vontades, nunca vou caçoar da sua dor. Meu trabalho é sobre ter empatia e respeito, ter paciência e amar cada parte do processo.
Quando você deita na minha maca, entrega pra mim a responsabilidade de dar o meu melhor, de fazer cada risquinho com todo capricho do mundo, pois não existe prova de confiança maior. E eu honro isso todos os dias. Eu honro cada abraço apertado, honro cada sorriso, cada conversa.
Eu sou tatuadora, e um pedaço de mim vai com vocês…
Mas o que vocês não sabem, é que um pedaço de cada uma também fica aqui comigo. São lições valiosas que vocês me ensinam.
Eu sou tatuadora, e não sei ser mais nada além disso, por que ser tatuadora é ser eu. E se Deus me criou assim… ah, ele sabia que podia me dá essa missão: de acolher cada história e eternizar, de receber e me doar, de ouvir e compartilhar, de sorrir e chorar.
Tatuar!
Instagram: @laisa_inked