Dia do Empreendedorismo Feminino 2021

Dia do Empreendedorismo Feminino 2021

Conheça algumas Empreendedoras de destaque em Sete Lagoas.

Neste mês de novembro temos um dia dedicado ás mulheres empreendedoras.  A data traz consigo a reflexão da importância da liderança feminina e da visibilidade da mulher frente aos negócios.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o país registrou recorde no número de novas empresas abertas em 2020 e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2019.

Quando olhamos para os microempreendedores individuais (MEIs), o crescimento foi ainda mais expressivo: a categoria registrou um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.

No caso das mulheres, nosso país se destaca no mundo por ter uma forte presença feminina, com números muitos próximos entre homens e mulheres que empreendem.

Apesar disso, as mulheres ainda enfrentam um ambiente pouco favorável e acolhedor.

A maioria das mulheres empreendem por necessidade, ao encontrar um mercado de trabalho com poucas condições de ingresso e/ou crescimento.

Preconceito, dupla jornada,  menos tempo para empreender ( se dividindo entre casa, filhos e trabalho), e com isso menor faturamento e menos acessos aos empréstimos bancários. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelas mulheres no ambiente empresarial.

 Dados  do  SEBRAE e o GEM ( Global Entrepreneurship Monitor- que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo), revelam que as empreendedoras recebem 22% menos que os homens donos de negócio. 

Empreender requer  muita disposição,  o desafio é ainda maior para as mulheres.

Contudo, se os desafios são grandes, maiores são as conquistas femininas no ambiente profissional . Por isso, a Fanzini/ Metropoli traz uma série de reportagens com Empreendedoras Locais que temos orgulho de conhecer.

Conheça histórias de mulheres que conseguiram superar todas as barreiras e alcançaram o seu sonho de empreender: 

LUCIANA RODRIGUES

KÊNIA ASSIS

CRISTIANE NATIELE

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS