Exercícios físicos contribuem para o home office

Exercícios físicos contribuem para o home office

Desde o início da pandemia, muitas empresas migraram da atividade presencial para a remota. Contudo, mesmo em home office, a rotina de trabalho tem sido intensa e, na maioria das vezes, o corpo sofre com a má postura causada pelas horas na frente do computador. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 6 milhões de brasileiros têm problema na coluna por conta da postura incorreta.

Para evitar danos à saúde, a ginástica laboral é uma ótima opção para garantir ao colaborador mais disposição na execução das atividades do dia a dia. “A ginástica laboral é fundamental durante o período de ofício remoto e evita que o indivíduo permaneça por muito tempo na mesma posição, porque a falta dela resulta em lesões e dores musculares”, explica o fisiologista do exercício da Nilo Saúde, Dr. William Komatsu.

De acordo com o fisiologista, o exercício melhora a produtividade dos colaboradores e proporciona um ambiente mais saudável e agradável. Geralmente, as atividades propostas são de alongamento, controle e compensação muscular têm duração aproximada de 15 minutos. “É sempre importante se levantar e realizar alongamentos a cada uma hora para não sofrer com problemas como: torcicolo, tendinites, bursites, contraturas musculares entre outros”, ressalta Komatsu.

Outro fator que contribui para o surgimento desses problemas é o sedentarismo. Uma pesquisa realizada pelo Professor Jacob Veermant, da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que a cada hora que passamos sentados, nossa expectativa de vida diminui em 21 minutos.

Pensando em todas essas questões, o profissional da Nilo Saúde reuniu quatro práticas físicas simples, que podem fazer muita diferença no seu dia a dia.

• Levantar a cada um hora

É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Colocar o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal/sacada para tomar um pouco de ar fresco.

• Fazer alongamento

Quando passamos longos períodos na mesma posição, nosso corpo sofre, por isso é preciso lembrar de se alongar. Exercícios como estender os braços, o pescoço e as pernas, são importantes para tirar a sensação pesada nas articulações .

É sempre bom reforçar que o alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários, pois melhora a flexibilidade e mobilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares.

• Trabalhar tornozelos, punhos e antebraço

Um dos problemas de trabalhar horas sentado na mesma posição são as tendinites. Elas podem causar dores localizadas, fazendo com que os membros afetados inchem. Essa inflamação é muito comum em tornozelos, punhos e ombros.

Então, para evitar desgaste destas áreas do corpo, invista em pausas durante o trabalho e foque na ginástica laboral comentada acima.

• Levantar para se hidratar

Durante o expediente, é comum os colaboradores deixarem aquela garrafinha de água abastecida próxima ao notebook, porém, evite encher a garrafa até o limite. Coloque uma quantidade média de água para forçar novas idas ao filtro para buscar a bebida. Com isso, você se levanta, arruma a postura e movimenta o corpo para realizar outra coisa importante, a hidratação.

Não se esqueça, quanto mais saudáveis, mais produtivos seremos, então fazer exercício é fundamental para combater o sedentarismo e melhorar a produtividade. Além disso, se mostra essencial incluir na rotina hábitos que ajudam a manter a saúde em longo prazo.

Sobre a Nilo Saúde

A Nilo Saúde é uma healthtech especializada na oferta de software para gestão de relacionamento e cuidado ao paciente. A Nilo Saúde é a primeira plataforma SaaS para gestão de saúde do país, que permite às empresas na área da saúde atendimento, digital e de forma simplificada. Com atuação no segmento B2B, a Nilo Saúde oferece ainda o serviço de um time de cuidado para o atendimento dos pacientes. Mais informações no site: https://www.nilosaude.com.br/

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS