Conheça o projeto Fios de Esperança

Conheça o projeto Fios de Esperança

O cabelo é parte importante em nossa identidade e está diretamente ligado a autoestima. Ele evidencia seu estilo, seu humor e até mesmo simboliza seu poder. 

Muito além da estética, os cabelos também transmitem a feminilidade.

A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais temidos por pacientes em tratamento quimioterápicos, de acordo com os médicos oncologistas. A queda de cabelos costuma gerar sofrimento e perda de autoestima, especialmente em mulheres.

A importância da autoestima nos tratamentos de câncer

Sentir-se bem consigo mesmo (a) é um ótimo remédio.  Alguns cuidados pessoais devolvem a confiança para quem enfrenta ou passou pela doença porque devolvem a autoestima.

Uma das formas de elevar a autoestima e a importância do cuidado é através das perucas.

É ai que entra a solidariedade.

CONHEÇA O PROJETO FIO DE ESPERANÇA

O Fio de Esperança é destinado a produção e empréstimo de perucas para pacientes em tratamento do câncer.

O projeto surgiu em 2017 em Sete Lagoas por iniciativa dos voluntários da Casa de Caridade JK.

A equipe é formada por alguns voluntários da Casa de Caridade JK que organizam a divulgação do projeto, coleta das mechas e distribuição das perucas.

Além desses voluntários, contam com vários cabeleireiros parceiros, doadores de mechas e com a peruqueira, que confecciona todas as perucas disponibilizadas pelo projeto.

COMO DOAR?

Para a doação é fundamental manter os fios saudáveis, uma vez que, estando fracos os mesmos não resistem ao processo de confecção da peruca. Mechas com química decorrentes de coloração e/ou alistamento podem ser doadas normalmente, desde que também estejam saudáveis.

Para cortar, os fios devem ser bem lavados e, preferencialmente, devem estar secos para evitar a proliferação de fungos. Não deve ser utilizado nenhum tipo de chapinha ou secador, deixando com que os fios sequem naturalmente.

Quanto ao tamanho da mecha, pedimos, no mínimo, 20cm.

É importante ressaltar que as mechas a serem doadas devem ser amarradas com elástico de cabelo antes do corte.

Após o corte, as mechas devem ser colocadas em uma embalagem (um saco transparente, papel alumínio ou sacos de papel), seca e limpa.

Quais os projetos para os próximos meses e expectativas para 2022?

Diante da pandemia e de todos os protocolos de segurança exigidos, foi necessário adiar a organização de um evento maior na cidade, com o objetivo de ampliar a divulgação do nosso trabalho. No entanto, esperamos obter bons resultados por meio de parceria com os hospitais locais para aumentar a visibilidade e alcance do projeto.

PARCEIROS DO PROJETO

Hoje, o projeto conta com vários salões de beleza que direcionam as mechas cortadas para nós.

Temos alguns espaços que são parceiros desde o início e, hoje, são nossos pontos de corte e também de coleta de mechas.

Contamos com um espaço para coleta em BH – Inova Dermatologia, no bairro Belvedere, e outros três para entrega em Sete Lagoas – Salão Marcio’s Fashion, Instituto de Beleza Bruno Phillip, e Salão Aline Ribeiro, sendo que, o último citado, recebe mechas enviadas pelo correio, além das entregues pessoalmente diretamente no endereço.

“Todas as nossas perucas são feitas com muito amor e carinho, um processo delicado e especial que conta com a ajuda @oficina_do_cabelo_m.claros_mg.

Vale lembrar que as perucas são emprestadas gratuitamente. Basta entrar em contato conosco para mais informações.”

INSTAGRAM: @fiodeesperanca_

Sobre o autor

COMENTÁRIOS