Especial Lar Doce Lar: Sustentabilidade na construção civil

Especial Lar Doce Lar: Sustentabilidade na construção civil

É possível pensar em sustentabilidade na hora de construir ou reformar? Sim. É possível!

A RF Engenharia atua no ramo da construção civil atendendo Sete Lagoas e região. Eles nos mostram que com uma equipe apta e competente é possível ter na sua obra, qualidade, preço justo, segurança e ainda pensar no meio ambiente . Confira na matéria abaixo:

A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções. O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Como construir com elegância e conforto sem abrir mão da sustentabilidade?

Existe uma crescente preocupação mundial com a sustentabilidade. Com isso, os olhares também se voltam para o setor da construção civil, visto ser claramente um dos sistemas com maior impacto no planeta Terra em relação a sustentabilidade.  Os projetos de casas sustentáveis criam alternativas para a geração de energia solar, uso da água pluvial e uso de materiais ecológicos. Além disso o uso de ventilação e iluminação natural também ajuda na economia e conforto do ambiente. Outra solução que ajuda a manter a temperatura ideal na casa sustentável são os telhados verdes. Quando falamos do consumo de água na casa sustentável indica-se o uso de cisternas. Trata-se de reservatórios que servem para captar e armazenar água da chuva. Esta servirá para atividades de água cinza, como regar o jardim, lavar o carro, descargas, entre outras. E dentre os materiais e objetos que ajudam na sustentabilidade seriam as descargas econômicas, lâmpadas de led, tijolo ecológico, argamassa de argila, tinta mineral, madeira de demolição, ladrilho hidráulico. entre outros.

Para vocês, qual o principal pilar de um trabalho de construção, se levando em conta a sustentabilidade? Ou seja, nem sempre é possível aplicar o conceito de sustentabilidade em toda a obra; sendo assim, onde ou em qual etapa você considera indispensável trabalhar focando a sustentabilidade? Tem algum exemplo de projetos seus dentro deste conceito?

O principal pilar de um trabalho de construção se levarmos em conta a sustentabilidade, é o ambiental e andando juntamente com o econômico e o social. Como é um mercado ainda em crescimento no Brasil nem sempre conseguimos adotar o conceito 100% sustentável na obra, mas temos alguns que independente da obra sempre estará presente, o descarte de material. Este é algo muito comum na construção civil e nesse caso trabalhamos com empresa que executa o descarte legal em áreas destinadas e regulamentas, um gesto simples, mas grandioso para o Meio Ambiente. Outro exemplo que utilizamos bastante em nossas obras é o uso de reservatório para captação de água pluvial (água de chuva), este que já vem sendo exigido na maior parte dos condomínios de Sete Lagoas. Um dos focos indispensáveis para trabalhar a sustentabilidade está desde a elaboração do projeto energeticamente eficiente, geração própria de energia, reutilização de água pluvial e uso de material ecologicamente correto. Estes sistemas ajudarão na economia de energia, água e reaproveitamento de resíduos, além de trazer um conforto, economia e bem estar.

Rodrigo Colen e Fillipe Procopio, Engenheiros Civis da RF Engenharia .

DICA DO PROFISSIONAL
Economia e Qualidade: Quais dicas você daria para quem está construindo ou reformando economizar sem abrir mão da qualidade e da segurança?

Aqui vão algumas dicas simples que irão ajudar na construção ou reforma para obter economia e qualidade no empreendimento.
A primeira dica é contratar empresa qualificada, assim como a RF Engenharia, desde a elaboração do projeto até a execução da obra.
Outro fator importante é ter um projeto consolidado e definitivo antes de ir pra o canteiro de obras.
A parte de acabamentos é a etapa em que a maior parte dos clientes empolgam e acabam estourando o orçamento devido as diversas opções. Neste caso tentar aproveitar as oportunidades e pesquisar bastante pois isso gera economia e mantem os custos dentro do previsto.
Além de preço saliento que deve preocupar com a qualidade e o prazo de entrega.
Seguindo esses passos evitamos o famoso ditado popular “ O barato que sai caro”.

RF ENGENHARIA

*Reformas/ Construções Residenciais,comerciais e industriais

*Construções esportivas

*Gestão e Consultoria de obras

*Avaliações técnicas

*Projetos Complementares: estrutural, hidráulico e elétrico;


Rodrigo Fernando Faria Colen – Engenheiro Civil RF Engenharia


Fillipe Pacheco Procopio – Engenheiro Civil RF Engenharia

CONTATOS : 

RF Engenharia – (31)3026-8727

Rodrigo – (31)98834-1905

Fillipe – (31) 99163-7429

Instagram: @rf_engenharia

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS