Julho Amarelo – Sua saúde adverte ”cartão amarelo para a hepatite C”

Julho Amarelo – Sua saúde adverte ”cartão amarelo para a hepatite C”

Como já conhecido pela grande maioria, o mês de Julho celebra o mês da luta contra as hepatites virais. A Gilead, alinhada com o Ministério da Saúde e a OMS, mais uma vez está a frente de iniciativas que contribuem para a meta global de eliminação das hepatites virais até 2030.

Atualmente, o vírus da hepatite C atinge aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil. A infecção causada por ele é um dos principais problemas de saúde em todo mundo, com uma estimativa de mais de 180 milhões de pessoas infectadas.

A Campanha deste ano da Gilead Brasil, busca contribuir para a criação de uma cultura que conscientize a população dos riscos potenciais da doença e amplie a aderência à testagem voluntária, além da própria adoção pelos profissionais de saúde de medidas para aumentar o rastreamento e o tratamento.

O Dr. Paulo Bittencourt, presidente do IBRAFIG, órgão vinculado à Sociedade brasileira de Hepatologia, reforça que o Brasil é um dos países que aderiu a proposta da OMS – Organização Mundial de Saúde para diminuir novos casos de infecção pelo vírus da hepatite C, o HCV, em 90% e a mortalidade em 65% até 2030. “O teste é o ponto crítico, pois o maior desafio hoje no país é a identificação de indivíduos infectados em diferentes regiões, sobretudo devido à característica assintomática da infecção”, afirma. Ele alerta que a população em geral, sob maior risco de infecção pelo HCV, tem pouco conhecimento sobre os riscos potenciais da doença e a baixa aderência a testagem voluntária. “O tratamento hoje é feito por meio de medicamentos que têm apresentado boa resposta, com cura acima de 90%”, afirma.

A Campanha Sua Saúde adverte ‘’Cartão Amarelo para a hepatite C’’, foi criada pela agência McCann Health Brasil, e tem como foco principal a comunicação, conscientização e testagem, fazendo uma analogia com o futebol, uma paixão brasileira.

 “O intuito é mudar o curso da doença através da utilização de plataformas digitais como Instagram, Facebook, Spotify e Google, ressalta Luana Kulesza, diretora de marketing da afiliada. ‘’

Para isso, a Gilead se preparou na renovação de toda a sua comunicação neste universo, desde o novo website, bem como campanha de depoimentos de pacientes, ação com influenciadores de diferentes áreas de atuação, além da estratégia de cobertura do público masculino, através da voz do apresentador Neto, a frente do Programa ‘’Donos da Bola’’, na Band TV.

Pensando em prevenção, educação e conscientização, a Gilead escolheu por ampliar a população alvo geralmente foco destas campanhas: pessoas 45+ (de acordo com dados do ministério da saúde, foi o grupo de maior número de diagnósticos de hepatite C em  2019), ou seja, neste ano a Campanha também atingirá jovens de 18+, os quais frequentam salões de beleza, estúdios de tatuagem, piercing e outros tratamentos estéticos como micro pigmentação os quais podem haver compartilhamento de objetos perfuro cortantes sem o devido uso de equipamentos esterilizados adequadamente. Além disso, a campanha terá um foco maior na população das classes menos favorecidas, considerando que estas não possuem condições de check-ups frequentes de saúde.

Para contribuir para o atendimento destas pessoas, a empresa apoia pelo 2º ano consecutivo a iniciativa da Sociedade Brasileira de Hepatologia- SBH, através de um atendimento remoto, via 0800 que pioneiramente atende via what’s app de forma gratuita em todo o Brasil, o qual além de indicar locais de testagem, acompanha as pessoas em todo o ciclo do diagnostico ao tratamento, caso o resultado seja positivo.

 “Um olhar sensível pelo momento em que estamos vivendo, é preciso ajudar as pessoas a cuidarem melhor da própria saúde, não descuidarem da atenção com outras doenças e buscarem tratamento quando necessário”, comenta Luana, ressaltando a escolha criativa por uma campanha que irá muito além da comunicação e, de fato, contribua para a mobilização e o tratamento das pessoas. “Ao final, a nossa saúde deve vir em 1º lugar.”

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. A Gilead foi responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida ao oferecer o primeiro regime antirretroviral em comprimido único para o tratamento do HIV/AIDS, além de ter revolucionado o tratamento da hepatite C com o primeiro medicamento que apresentou a possibilidade de cura da doença. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS