Tive contato com pessoa som covid, o que fazer?

Tive contato com pessoa som covid, o que fazer?

Contato com pessoa com covid, o que fazer? À medida que o número de  casos de covid-19 crescem, é cada vez mais provável que você tenha contato com um caso confirmado da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Então, é preciso tomar algumas atividades para cuidar da sua saúde, das pessoas que você ama e da comunidade em que você mora.

As principais orientações que veremos aqui envolvem: (1) o auto-observação dos seus sintomas, (2) proteção de outras pessoas contra as secreções respitarórias; (3) isolamento em sua casa por 14 dias. Quer entender melhor o assunto? Leia até o final!

Antes de tudo, precisamos definir o que é um contato próximo com um caso confirmado de covid-19. A pessoa com quem você teve contato deve ter tido o diagnóstico confirmado por um profissional de saúde. Na maior parte das vezes, a confirmação é por exame laboratorial, — o qual deve ser interpretado por um profissional. Se não for possível, ele poderá adotar outros critérios recomendados para a confirmação. 

Nem todo o contato será considerado próximo. A precaução deve ser maior para aqueles que estiverem em alguma das seguintes situações de contato com um caso confirmado:

  • moram, cuidam, visitam ou compartilham uma área com ele;
  • contato físico direto (aperto de mãos e beijos,por exemplo);
  • profissionais de saúde sem EPI;
  • contato com fluidos corporais sem equipamentos de proteção individual;
  • pessoas que ficaram a menos de um metro e meio de distância, por no mínimo, 15 minutos;

No entanto, profissionais de saúde ou cuidadores com uso correto de equipamentos de proteção individual profissionais não são considerados contatos com casos confirmados. 

Em relação às atitudes que você deve tomar, não faz tanta diferença o caso ser confirmado ou suspeito. O isolamento continuará sendo necessário, assim como as outras medidas para evitar passar uma doença respiratória para outras pessoas!

COMEÇAR O ISOLAMENTO DOMÉSTICO

O isolamento doméstico de contatos com casos confirmados é uma das medidas mais importantes para evitar que o coronavírus se espalhe. Afinal, uma pessoa pode ficar vários dias passando o vírus sem ter nenhum sintoma.

O isolamento doméstico deve ser feito por 14 dias depois do último contato com o caso confirmado. Se você mora ou cuida desse caso confirmado, comece a contar os dias a partir de:

  • último contato com a pessoa antes de ela se isolar;
  • se mesmo com ela isolada, você tiver tido contato próximo, o prazo começa a contar dessa último contato próximo. Por exemplo, começa a contar do zero se você pegou em um lenço com catarro do caso confirmado e estiver sem luvas e máscaras.

Para você não ter dúvidas, o prazo é 14 dias. Não confunda com o isolamento de 10 dias que é feito para a pessoa com sintomas. 

OBSERVE O SURGIMENTO DE SINTOMAS

Se você começar a ter sintomas, mantenha o isolamento. Você agora será considerado um caso provável de covid-19. Os casos leves sem fator de risco podem manter o isolamento doméstico sem ir presencialmente a um médico.

Para avaliar o seu caso, pegar atestados e tratar seus sintomas, você pode fazer uma consulta digital. O Estado de Minas Gerais oferece atendimentos pelo aplicativo Saúde Digital Covid-19 totalmente de graça.

Se for do grupo de risco, você pode usar a teleconsulta para avaliar a necessidade de ir à unidade básica de saúde. Caso algo te preocupe, pode ir presencialmente tomando os devidos cuidados (uso de máscaras e distanciamento físico).

Em todos os casos, se você ver algum dos seguintes sinais de gravidade, você deve ligar para o serviço de urgência (192) ou ir a uma UPA:

  • piora rápida da dificuldade de respirar;
  • perda de consciência;
  • confusão mental (como desorientação, agitação e fala sem sentido);
  • tosse com sangue;
  • escurecimento (cor roxa ou azulada) da região dos lábios e das pontas dos dedos;
  • respiração muito acelerada mesmo em repouso. 

Se você mora sozinho, não deixe de conversar com as pessoas mais próximas:

  • levar comida, alimentos e medicamentos para evitar que você saia de casa;
  • ficar atento se você apresenta alguma piora ou deixa de responder as mensagens/ligações. 

ACIONAR SUA REDE PESSOAL DE APOIO

Também não deixe de alertar outras pessoas que tiveram contato com você nos últimos dias. Elas devem ficar alertas para o surgimento de sintomas. 

Voltando à pergunta: contato com caso confirmado de covid, o que fazer? A principal mensagem é simples: proteja as outras pessoas e se cuide! Para isso, comece o isolamento doméstico com as medidas que explicamos no website, no blog e nas nossas redes sociais. Use sempre máscaras na área comum! Se começar a sentir sintomas, observe a evolução. Em caso de dúvidas, pode procurar uma consulta à distância no Saúde Digital Covid-19. Dependendo do seu estado de saúde, uma consulta presencial será necessária.

Por Ricardo Tadeu de Carvalho

Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus

#mobilizacaosaudemg #saudemg #dicas #prevenção #SeteLagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS