Microrregião de Sete Lagoas avança para onda vermelha do programa Minas Consciente

Microrregião de Sete Lagoas avança para onda vermelha do programa Minas Consciente

Sete Lagoas chega hoje a 17.269 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 78 casos positivos: 37 mulheres e 41 homens.

O número total de internações teve mais uma queda. Dos 113 pacientes internados hoje, 59 estão em UTI e 54 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, se mantém em 107,3%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 100%.

Onda Vermelha

Em reunião realizada hoje pela manhã, o Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, elevou a microrregião de Sete Lagoas parra a onda vermelha do Programa Minas Consciente. Desta forma, um novo decreto municipal deve ser publicado no Diário Oficial do Município regulamentando o funcionamento das atividades comerciais.

Vacinação

A campanha Vacinação Solidária segue em Sete Lagoas. De forma voluntária, quem se vacina pode doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o dia 6 de abril até esta quarta-feira, mais de quatro toneladas de alimentos já foram doadas. Seguindo o cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização, nesta sexta-feira, 30 de abril, recebem a primeira dose da vacina os profissionais da segurança pública a partir de 45 anos de idade, no ESF Santa Luzia, de 09h às 16h. Os documentos necessários são carteira profissional que comprove função na área da segurança pública, identidade e CPF.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não existe possibilidade de aplicação de qualquer dose da vacina contra a Covid-19 fora do prazo de validade em Sete Lagoas. O caso relatado em alguns sites esta semana se refere a um erro de digitação no sistema, que não permite correção após efetuado. Conforme demonstrado nas imagens, a dose foi aplicada em Maria dos Santos Ribeiro no dia 03/03/2021 (Lote 4120Z001), porém, erroneamente, a data digitada no sistema foi 30/03/2021. Outro fato que derruba esta possibilidade é que tal notícia informa que, em Sete Lagoas, foi aplicada uma única dose da Astrazeneca/Oxford com prazo de validade vencido. Como cada frasco garante dez aplicações consecutivas, não seria possível apenas uma dose estar fora da validade.

Até esta quarta-feira, 28, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 36.616 pessoas, o que corresponde a 15,14% da população. A segunda dose já foi aplicada em 18.730 pessoas, ou 7,8% da população da cidade. Dos 31.190 idosos a partir de 62 anos, 96,5% já receberam a primeira dose da vacina e 46% receberam a segunda dose.

Um novo cronograma de vacinação deve ser anunciado em breve. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, higiene frequente das mãos e distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 190 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

Sobre o autor

COMENTÁRIOS