Projeto Abrace 5 Anos: Café na Oncologia e compra de novos cateteres marcam aniversário do grupo

Projeto Abrace 5 Anos: Café na Oncologia e compra de novos cateteres marcam aniversário do grupo

Os voluntários do Projeto Abrace se mobilizaram em duas ações já no início de 2021. A campanha “Café na Oncologia” e a compra de mais cateteres para pacientes no Hospital Nossa Senhora das Graças, atividades que marcam os cinco anos do grupo em Sete Lagoas.

O projeto sem fins lucrativos ou políticos, conta com o apoio e a solidariedade da comunidade. O objetivo do grupo é contribuir com o assistencialismo em Sete Lagoas, cidade que é referência para vários municípios da região, inclusive no que diz respeito ao tratamento de câncer.

A convivência com o novo normal da pandemia do novo coronavírus não desmotivou  a equipe que junto à Associação Cuidar do Câncer, lançou a Campanha “Café na Oncologia” em novembro de 2020. Na quarta-feira (24), voluntários do projeto entregaram 1016 unidades de biscoitos (embalagem individual), 819 unidades de sucos/vitaminas 200 ml e 88 bolinhos achocolatados.

A Coordenadora administrativa, Tamara Figueiredo, fundadora da campanha revela que semanalmente circulam pelo serviço de oncologia SUS da cidade mais de 600 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Oriundos de 24 municípios que compõe a microrregião de saúde de Sete Lagoas, diversos pacientes e seus familiares viajam por mais de duas horas para chegar ao atendimento, muitas vezes sem recursos para alimentação, se beneficiando das doações para saciar a fome. Tamara lembra que o paciente pode aguardar desde 30 minutos a mais de 06 horas quando realizam quimioterapia no serviço. “Sou grata a cada doador por compartilhar solidariedade ao próximo nesse momento tão incerto de pandemia”, diz a Tamara.

A doação de cateteres (dispositivo implantado no paciente com o objetivo de melhoria da qualidade do tratamento) é algo que possibilita maior comodidade no tratamento do paciente, visto que, com o equipamento ele não sofrerá com tentativas sem sucesso de punção venosa). “A felicidade do paciente que é presenteado com esse dispositivo é contagiante”. Tamara ressalta que o item não é custeado pela tabela SUS. Faça parte você também e convida a comunidade para abraçar essas ações, em prol dos pacientes com câncer tratados em nossa cidade, “cada abraço conta muito”, completa Tamara Figueiredo.

Para Renata Cota, Presidente do Abrace, primeiro o momento é de agradecer a Deus e à comunidade, que acredita no projeto que comemora em 2021, cinco anos de fundação. “O momento é de agradecimento ao apoio que recebemos em todas as nossas ações. Acredito que essa união de forças é muito importante, parece ser simples, mas faz toda a diferença para o paciente em tratamento de câncer. Precisamos novamente do apoio da comunidade, tanto para o café, quanto para a  compra de mais seis cateteres”, reforçou.

Para doar, você pode entrar em contato com Renata pelo telefone ou WhatsApp: (31) 9 8864-2085 ou 9 9748-0520 com Linda Martins, ou ainda acessando as redes sociais: Instagram e Facebook: @projetoabrace7lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS